FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
Por: Alex Shirley • 30/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.917 Palavras (8 Páginas) • 419 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 4
2.1.1 Teorias de Administração 4
2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 5
2.2.1 Sistema comunicacional da instituição 5
2.2.2 Integração entre setores do grupo 6
2.2.3 Barreiras na comunicação 6
2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 6
2.3.1 Fatores da ordem social 6
2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 7
2.4.1 Setores e cargos dentro da empresa 7
2.4.2 Grau de relacionamento entre os colaboradores 7
2.4.3 Políticas de recursos humanos 8
2.4.4 Indicadores de clima organizacional 8
2.4.5 Estilo de liderança 8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
- INTRODUÇÃO
Com o objetivo de ter uma visualização mais prática do conteúdo estudado durante esse semestre, se faz necessário conhecermos o funcionamento real de uma organização com todas as suas peculiaridades do dia a dia.
Neste trabalho, foi realizada uma entrevista, que será apresentada em forma de texto sobre o funcionamento do grupo BMG, a qual atua em múltiplos mercados, sendo um deles o setor energético, onde daremos enfoque.
Temos por objetivo identificar os elementos aprendidos no curso de Administração e como a organização, à sua maneira, os coloca em prática.
- DESENVOLVIMENTO
O Grupo BMG, fundada na década de 30, como investidora do setor têxtil, hoje é um grupo abrangente e com atuação em diversos setores. Este está inserido no ramo de agronegócio, energético, imobiliário, infraestrutura, armazém alfandegário, aceleradora, tratamento de resíduos, entre outros.
Daremos enfoque à divisão de energia do grupo, através de entrevista com seu diretor de divisão.
Seu organograma é uma estrutura matricial com conselho de administração estabelecido.
Neste contexto, desenvolvemos um roteiro de pesquisa para identificar elementos dentro da referida empresa ligados a Fundamentos da Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem Cultura e Sociedade, e Comportamento Organizacional.
- FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
Assim, ao entrevistar o responsável sobre os processos administrativos do grupo BMG energia percebemos que algumas teorias estão implícitas na maneira de administrar da mesma.
- Teorias de Administração
A primeira teoria que percebemos após o estudo do texto é a teoria clássica de Fayol separando as diferentes tarefas da empresa e implantando gerencias para o seu controle.
Fayol foi o pioneiro no reconhecimento de que administrar deveria ser visto como função separada das demais funções da empresa. O maior impacto dessa ideia está na identificação do trabalho dos gerentes como distintos das operações técnicas da empresa. Os gerentes que não conseguem perceber esta distinção envolvem-se com detalhes técnicos da produção e prestação de serviços, negligenciando as funções de administrar a empresa. Ao apontar esta distinção, Fayol ajudou a tornar mais nítido o papel dos executivos - os administradores de nível mais alto na hierarquia da organização (MAXIMIANO, 5ª Ed. 2000, p. 57).
Numa empresa que trabalha com energia, a concepção do serviço é feita, primeiramente, pela identificação da necessidade pela área ou pelo planejamento estratégico, realizando análise crítica de custo benefício e valor agregado para identificar a viabilidade do negócio e também analisado os riscos dessa concepção. Após essa primeira etapa é encaminhada para lançamento no plano orçamentário. Caso enquadre como estratégico e feito desvio e, então, solicitada aprovação. Como isso, verificamos a ideia de um grupo gerencial distinto para essa etapa de trabalho.
Concluído todo esse processo, é encaminhado para a execução propriamente dita, que, por sua vez, é operacionalizada por outro grupo de trabalho.
Outra teoria que está presente seria a Administração por Objetivos, de Peter Drucker, a qual tem por doutrina o estabelecimento de metas por nível de hierarquia, interligação destas metas estabelecidas, avaliação, revisão e reciclagem dos planos e participação atuante dos chefes, estimulando a participação dos funcionários.
APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade (CHIAVENATO, 7ª Ed. 2003, p. 228).
Nesse momento é adotada ferramentas em todas as fases para planejamento de ações e análise de resultados. Equipes multidisciplinares são destacadas para acompanhamento e realização de ações e, por fim, resultados periódicos são apresentados à diretoria para validação, ajustes e definição do próximo ciclo.
- COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
A evolução das comunicações é um dos aspectos mais importantes da evolução tecnológica. Essencialmente há duas formas de comunicação: falada e escrita. Nesse contexto há uma grande diversidade de tecnologia para nos comunicarmos e isso nos leva a três meios de comunicação: pessoal, impressa ou escrita e por meio de equipamentos.
...