FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL, COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM, HUMEM, CULTURA E SOCIEDADE, E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. ANALIZE DAS CARACTERISTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA
Por: Quezia-v • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 1.924 Visualizações
2. As Características do Fordismo Foras da Indústria
O fordismo é na realidade um meio de produção cujas suas características, é a produção de produtos em grande quantidade. O sistema de Ford foi baseado em veículos de sua propriedade. Ele tinha a ideia de diminuir os custos na fabricação, com isso disponibilizar seu produto a preços acessíveis, para que muitas pessoas pudessem adquiri seus produtos.
Para aumentar a produção, Ford utilizou o sistema de maquina para que pudesse produzir mais em curto período de tempo, assim não era preciso mão de obra qualificada, tendo em vista que cada funcionário fazia uma parte da etapa de produção.
O método de produção de Ford exigia autos investimento e grandes instalações, mais permitiu que focem produzidas mais de 02 milhões de veículos a cada ano, durante a década de 1920. O veiculo mais vendido foi o Ford T, mais conhecido como “Ford Bigode”.
Segundo Ford o trabalho deveria ser altamente especializado, cada funcionário deveria realizar um tipo de tarefa, além disso, cada funcionário deveria ser bem remunerado, com jornas de trabalho menores, garantindo assim uma grande e boa produção.
Já Taylor criou um sistema de organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter mais produção e eficiência com menos tempo e atividade. Taylor visava divisão de tarefas dentro da empresa, capacitação dos funcionários, melhorias das condições de trabalho, usa de supervisão para controlar o processo produtivo, criação e incentivos salarias e gratificação, para encoraja os funcionários produzirem mais. Toyotismo é um sistema voltado para a produção de mercadorias, o sistema foi utilizado na indústria da Toyota e expandiu se pelo mundo inteiro e ate hoje é aplicada em muitas empresas.
Segundo Taylor a mão de obra deveria ser bem qualificada, os trabalhadores deveria se capacitados para conhecer o processo de produção, podendo atuar em vários setores da empresa. A produção era voltada somente para o necessário devendo estar de acordo com o mercado.
2.1 Fundamentos e Teoria organizacional
Vivemos nos dias atuais em uma sociedade composta de varias organizações voltada para a produção de produtos ou serviços. Todas as organizações são compostas não só por pessoas, mais por recursos não humanos, como tecnologia, recursos financeiros além de estrutura física.
Administração nos apresenta uma área na atualidade de conhecimentos humanos de mais complexidade. O profissional de a administração utilizar administração como meio de vida e estar preparado para trabalhar-nos vários níveis de uma organização. O sucesso de um administrador não estar totalmente na quilo que lhe foi ensinado totalmente com seu meio acadêmico, mais sim com suas características de personalidades do modo como cada um executa. Portanto as organizações trabalham de forma em conjunta visando o desenvolvimento, desempenho e crescimento da empresa.
2.1.1 Os 03 Princípios de Ford
Os princípios do Fordismo foram amplamente utilizados não só nos estados unidos como em todo o mundo tornado se uma das bases da organização do processo de produção nas indústrias durante muito tempo, embora modificadas mantendo se ate hoje em muitos países.
Foram classificadas em três:
Princípios de Intensificação: Consiste reduzir o tempo de produção com o emprego imediatos de equipamentos e matérias – primas e a rápida colocação do produto.
Princípios de Economicidade: Consiste em reproduzir ao mínimo o estoque da matéria prima em transformações, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias primas consumido e dos salários dos empregados.
Princípios de Produtividade: Consiste em aumentar a quantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem.
2.1.2 Fordismo Informal
A exemplo de trabalho informal podemos exemplificar o moto taxista, pois o trabalho informal são atividades que não possuem vínculos empregatícios com empresas, não tendo direitos aos benefícios e proteções social.
Esse modo de trabalho não tem vantagens para o governo nem para o trabalhador. No Brasil, os impostos referentes sobrem esses tipos de trabalho são muitos autos, deste modo muitos trabalhadores informais geram uma grande diminuição em impostos para o governo. Para muitos trabalhadores
...