FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Relatório de pesquisa: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunagurniak • 5/5/2014 • Relatório de pesquisa • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 304 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho iremos mostrar as funções administrativas bem como o teórico que desenvolve, conceituando suas funções, o conceito de Patrimônio na contabilidade, bem como suas origens de recursos do capital social, o capital de terceiros.
Será abordado o conceito de análise de mercado, conceituando demanda, oferta e equilíbrio de mercado, suas estruturas.
Será apresentado questões como Contabilidade Social como ferramenta de informação para a responsabilidade social, bem como o desenvolvimento sustentável.
Tem por objetivo, entrar em contato com a pesquisa utilizando referenciais teóricos e ampliar o conhecimento enriquecendo o vocabulário.
2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Henry Fayol foi um dos principais contribuintes do processo administrativo, foi pioneiro em dividir as funções da empresa.
De acordo com Silva (2009, p. 29), “ele definiu cinco funções utilizadas até os dias de hoje: Planejamento, organização, direção e controle. A partir dessas funções pode criar o ensino da administração.”
Fayol baseado em sua própria experiência como gerente, propôs 14 princípios de administração, como segue:
I.Divisão do trabalho – dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar a responsabilidade aos indivíduos.
II. Autoridade – delegar autoridade juntamente com responsabilidade.
III. Disciplina – tornar as expectativas claras e punir as violações.
IV. Unidade de Comando – cada empregado deve portar-se a somente um diretor.
V. Unidade de direção – os esforços dos empregados devem centrar-se no atingimento dos objetivos organizacionais.
VI. Subordinação do interesse individual ao interesse geral - o interesse geral deve predominar.
VII. Remuneração – sistematicamente recompensar os esforços que sustentam a direção da organização.
VIII. Centralização – determinar a importância relativa do papel do superior e do subordinado.
IX. Hierarquia – manter as comunicações dentro da cadeia de comando.
X. Ordem – ordenar as tarefas e os materiais para que possam auxiliar na direção da organização.
XI. Equidade – disciplina e ordem justa melhoram o comprometimento dos empregados.
XII. Estabilidade e manutenção pessoal - promover a lealdade e a longevidade do empregado.
XIII. Iniciativa – encorajar os empregados a agirem por eles mesmos no auxílio à direção da organização.
XIV. Espírito de equipe – promover a unidade de interesses entre os empregados e a administração. (Silva, 2009, p. 28 – 29).
Para Silva, Monica (2009, p. 30):
A teoria Clássica de Fayol herda as concepções antigas de organizações como a militar e a eclesiástica, em que as organizações são vistas como uma estrutura que possui partes que se inter-relacionam.
2.1 CONCEITO DE PATRIMÔNIO E SUAS FONTES DE RECURSO.
De acordo com Costa e Marion (2009, p. 43), “o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessários para a realização dos objetivos das entidades.”
Existem diversas definições de patrimônio que vem a enriquecer o conceito.
Para Padoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.
As origens de recurso de uma empresa podem ser através das próprias operações da empresa, quando as receitas são maiores que as despesas, dos acionistas pelo aumento do capital social integralizado, de terceiros através de empréstimos pagáveis a longo prazo obtidos pela empresa.
Como Caracteriza Müller (2007, p. 97):
O Capital Social representa o investimento feito pelos acionistas da empresa, abrangendo não só as parcelas entregues por eles como também os valores obtidos pela sociedade, que, por decisão dos proprietários, são incorporados ao Capital Social.
2.1.1 Análise de Mercado, demanda oferta e equilíbrio
O objetivo da análise de mercado é construir uma empresa sólida, forte, é necessário analisar concorrentes, consumidores, fornecedores. A pesquisa de mercado é um dos mais comuns meios de efetuar essa análise para que se possa planejar o produto e serviço do qual se pretende.
Para Rocha (2009, p. 1), o que causa a mortalidade precoce dos nossos empreendedores é a falta de planejamento (pesquisa e análise de mercado, viabilidade econômica, definição de clientela, definição de pesquisas e fornecedores, afinidade e conhecimento do negócio, conhecimento (básico) financeiro e contábil, conhecimento do produto ou serviço, tudo isso somado a falta de assessoramento e consultoria de um profissional contábil.
A demanda de um mercado pode ser definida como a procura de um produto ou serviço pelos consumidores em um determinado período, em contraponto a oferta é a quantidade que os produtores desejam oferecer ao mercado.
De acordo com Gasparotte (2009, p.87), a lei da oferta e da procura leva a uma tendência de equilíbrio
...