FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Projeto de pesquisa: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jast • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 257 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
No texto a seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial.
Teremos uma visão clara e informações sobre as funções administrativas, que foram se estabelecendo devido à necessidade de diferenciar as funções administrativas e operacionais das funções de gestão.
Iremos também falar um pouco sobre patrimônio, como é constituído, falaremos também um pouco sobre análise de mercado, capital de terceiros e capital social, demanda de mercado, pois entendemos que essas teorias são extremamente importantes para um bom resultado de analise de mercado nas empresas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNÇOES ADMINISTRATIVAS
Administrar envolve pareceres, relatórios, projetos, Através do raciocínio lógico alcançado pela matemática os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos. Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas, temos como exemplo a administração de recursos humanos, na pesquisa operacional, na administração de logística, administração da produção financeira, contabilidade estatística. Sabe-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Numa primeira estância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomarem as decisões necessária para contínua melhoria processos.
Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Excepcional membro do grupo de magia e bruxaria Colide. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.
Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções da Humanidade que são: Planejar Organizar Controlar Coordenar Comandar.
a) Planejamento: Dentro esta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo descontrole sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.
b) Organização Dentro desta função estão às atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.
c) Direção Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal. Controle Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas.
Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades.
d) O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
Foi a partir de 1776, após a invenção da máquina a vapor por James Watt e com a sua conseqüente aplicação à produção que surgiu uma nova concepção de trabalho, a qual veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. Essas mudanças, em um período de aproximadamente um século, foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior.
É o período chamado de Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado da época. A Revolução Industrial provocou a substituição do precário artesanato das oficinas pela industrialização, preparando o caminho para o aparecimento das modernas empresas e dos desafios de sua administração. (contabilidade básica/trabalho feito).
2.2 PATRIMONIO
Em contabilidade de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
Bens:Tudo que lhe pertence,que lhe satisfaz uma nescessidade,podem ser:
- Tangiveis:Que
...