FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Tese: FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erikvliet • 22/5/2013 • Tese • 463 Palavras (2 Páginas) • 367 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
As funções administrativas teve como seu precursor Henri Fayol, ele fundou as teorias clássicas da administração que foram aperfeiçoadas nos últimos anos: planejamento, organização,direção,coordenação e controle. Ele vivia no início do Século XX. Passado um século, tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativas, são elas:
Planejamento é definir precisamente os resultados desejados, entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento.Assim,essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo.
Organização é ordenar os recursos necessários á execução do trabalho envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja,como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos.
Direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.
Controle envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter a certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e para corrigir qualquer desvio significativo.
2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
A administração assim como as suas funções sofreram constantes mudanças ao longo do tempo. Com o advento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a prática foram mudando para se adaptar a uma nova realidade administrativa
3 PATRIMÔNIO
O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Por exemplo, se você disser que tem como patrimônio um apartamento e não fizer referência à dívida com o banco financiador (em caso de ter sido adquirido através desse sistema de crédito), sua informação é incompleta e pouco esclarecedora.Em Contabilidade, portanto, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.
|PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA
|Bens e |Obrigações (a serem pagas) |Direitos (a Receber)
Conceitos de Patrimônio:
1) Conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. (José Carlos Marion).
2) Conjunto
...