Fatores Que Afetam A Localização De Unidades De Operação
Por: Rafaella Anunciação • 14/6/2023 • Trabalho acadêmico • 5.718 Palavras (23 Páginas) • 72 Visualizações
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
LOCALIZAÇÃO E ARRANJO FÍSICO
SUMÁRIO
1. RESUMO 2
2. INTRODUÇÃO 3
3. REFERENCIAL TEÓRICO 4
3.1. Localização 4
3.1.1. Fatores que afetam a localização de unidades de operação 5
3.1.2. Proximidade de fontes qualificadas de suprimento (material) 5
3.1.3. Proximidade de fontes de insumos (mão-de-obra) 5
3.1.4. Proximidade dos clientes 6
3.1.5. Fatores locacionais 6
3.2. ARRANJO FÍSICO 8
3.2.1. Tipos de arranjos físicos 9
3.2.2. Diagrama de relacionamento 11
3.3. METODOLOGIA 12
4. ESTUDO DE CASO 14
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
6. REFERÊNCIAS 24
RESUMO
Para o estudo e elaboração da localização e arranjo físico, é necessário dispor, da melhor forma, todos os equipamentos e materiais que compõem o processo produtivo, visando eficiência dos processos e principalmente a redução de custos. Para isso é necessário tomada de decisões e muita prudência. Este trabalho apresenta um estudo de caso com proposta de arranjo físico e localização para uma indústria do ramo de cerveja artesanal, a indústria desejava aumentar a produção mensal, bem como seus maquinários, para tal modificação fez-se necessário um novo arranjo físico que contemplasse o aumento da produção. Com isto foi feito um fluxograma das etapas do processo de fabricação para facilitar o entendimento da sequência das operações.
Palavras-chave : Arranjo físico. Layout. Localização. Decisões.
INTRODUÇÃO
A Localização e arranjo físico são técnicas importantes de inovação para o mercado que está cada vez mais exigente para oferecer um bom desempenho para seus bens e serviços. O estudo das técnicas é essencial para a gestão de produção, principalmente para que haja uma adequação do ambiente onde se praticam atividades de transformação e além disso é de suma importância para o benchmarking (processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas utilizadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser reproduzidas no seu empreendimento) e para o visual que a organização passa do ponto de vista de aceitabilidade dos clientes internos e externos.
Um dos pontos cruciais para a escolha da localização e do arranjo físico se dá pela complexidade em tomar decisões, o que exige prudência visto que este processo envolve investimentos, custos e comprometimento ao longo do tempo, é um processo durável, sendo assim necessita de atenção em relação a elaboração e possível reformulação. Portanto a elaboração do layout juntamente com a localização e funcionamento empresarial é uma tarefa para o gerente de produção e operações, pois implica etapas como a discussão da forma, balizamento de custos, discussão e desenvolvimento de respectivo projeto.
Os benefícios do arranjo físico e da localização estão ligados principalmente em garantir um bom layout empresarial, baseando-se em decisões e ferramentas técnicas, permitindo assim vantagens ligadas à produção e também para facilitar a entrada e saída de materiais, outro benefício é gerar um ambiente agradável aos colaboradores, em paralelo com a setorização e disposição dos times na empresa. Este conjunto de benefícios faz com que o foco esteja totalmente voltado para o negócio e para o produto ou serviço em si.
REFERENCIAL TEÓRICO
Localização
A localização refere-se à determinação do centro de operações onde serão prestados os serviços e/ou produtos que geram a receita da empresa e onde o negócio será administrado. Definir a localização das instalações de um empreendimento é uma decisão estratégica que faz parte do planejamento empresarial. Custos de transporte (matérias-primas e produtos acabados), estoque, mão de obra, visibilidade, outros insumos (água, eletricidade, combustível, etc.) devem ser considerados nessa ponderação. Um local de instalação refere-se ao local específico escolhido para as instalações de uma empresa, que pode ser uma fábrica, oficina, loja ou escritório corporativo.
A localização de uma operação afeta sua capacidade de competir e outros aspectos internos e externos. Em uma empresa de manufatura, a localização pode afetar os custos diretos, como custos de transporte (matérias-primas e componentes para operações e operações acabadas para clientes), custos de mão-de-obra (diferentes níveis salariais em diferentes locais e até mesmo legislação diferente sobre custos indiretos), custo e disponibilidade de energia, água, etc. Nas operações de serviço, a localização afeta a conveniência do cliente, o volume de tráfego em torno da operação, a visibilidade da operação e muito mais. Decisões ruins de localização não são apenas custosas em termos de consequências, mas também difíceis e caras de reverter, com efeitos bastante duradouros - em outras palavras, uma vez que uma decisão de localização esteja em vigor, as operações terão que conviver com ela por muito tempo.
...