Ferramenta 5S
Por: magdam • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 156 Visualizações
FERRAMENTAS DA QUALIDADE: 5S
TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 4º E 5º SEMESTRE DA UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
PROFª: PATRICIA GOULARTH
SÃO PAULO
2015
ÍNDICE
Introdução ---------------------------------------------------------------------------- 04
Desenvolvimento ------------------------------------------------------------------- 05
2.1.Conceito ------------------------------------------------------------------------------------ 05
2.2. Utilidade ----------------------------------------------------------------------------------- 05
2.3. Inventor ------------------------------------------------------------------------------------ 06
2.4. Contexto: onde e quando surgiu----------------------------------------------------- 06
2.5. Abordagem teórica: descrever a ferramenta ------------------------------------- 06
2.6. Abordagem prática: Demonstrar a utilização da ferramenta por meio de exemplos ---------------------------------------------------------------------------------------- 08
2.7. Resultados obtidos pelo uso da ferramenta -------------------------------------- 09
Conclusão ----------------------------------------------------------------------------- 12
Referências bibliográficas ------------------------------------------------------- 13
INTRODUÇÃO
Apresentaremos nesse trabalho sobre a ferramenta 5s, onde envolve um planejamento de limpeza e ordem. Esse programa tem o conceito relacionado com uma limpeza de casa. Os japoneses queriam mostrar ao mundo um País limpo e bem organizado pós guerra e que permitisse sua correção de forma simples e rápida. Formado por cinco conceitos começados por S, foi criado o 5s com objetivo de desenvolver um ambiente de trabalho agradável para conquistar maior produtividade. O 5S envolve uma série deatividades que visam para eliminar erros e perdas. Mas essa técnica não depende apenas de uma só pessoa e sim de toda uma equipe Esse é um conjunto de 5 conceitos simples ao serem praticados podem até modificar toda a história de uma empresa. Hoje em dia passamos o dia inteiro no ambiente de trabalho e se for um ambiente onde não se sentimos bem a tendência da produção é abaixar o 5s. Foi criado logo depois a 2ª Guerra Mundial com intuito de reerguer o Japão e eles conseguiram.
DESENVOLVIMENTO
CONCEITO
O 5s é uma ferramenta no controle da qualidade, para assegurar maior produtividade na produção dos produtos e serviços, Segurança, clima organizacional e motivação dos colaboradores. A ferramenta tem como objetivo motivar, conscientizar e mobilizar a empresa para a qualidade.
A filosofia do 5s procura impulsionar através do conhecimento e responsabilidade com todos em termos de disciplina, segurança e produtividade no ambiente.
O 5S é chamado assim, pois representa cinco palavras Japonesas com a primeira letra ser “S”: Seiri, Seiton, Seisõ, Seiketsu, Shitsuke. A tradução dessas palavras em português quer dizer: Senso de utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.
Essa ferramenta não precisa ser somente para as fabricas e indústrias, e sim pode ser praticado por qualquer pessoa e em qualquer lugar, para solução de desafios no dia-a-dia.
Na época em que foi criado seu intuído era reerguer o Japão do pós-guerra, hoje é orientar as pessoas a observar, avaliar e tomar decisões para o crescimento delas próprias.
UTILIDADE
A utilidade do 5s requer em desenvolver um planejamento para maior produtividade, redução de despesas aproveitando melhor seu material, melhoria na qualidade dos produtos, motivação dos funcionários, competitividade, segurança, clima e a principal satisfação dos colaboradores.
Cada etapa dos S tem sua utilidade: Seiri – Separação do necessário do desnecessário; Seiton – deixar as coisas em seu devido lugar; Seisõ – Limpar e cuidar do ambiente de trabalho; Seiketsu – Zelar pela saúde do trabalhador; Shitsuke – Ter disciplina e rotina.
INVENTOR
Não há uma confirmação real sobre o criador do 5S. Alguns autores citam que foi criado por Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico e da qualidade total do Japão. A referência de ele ter sido o criador deve-se ao fato dele ser o responsável pela criação do CCQ (Círculo de Controle da Qualidade).
CONTEXTO: ONDE E QUANDO SURGIU
A utilidade da ferramenta 5S surgiu por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de renascer o País e combater a sujeira das fábricas e a desorganização estrutural sofrida no Japão.
Com a ajuda dos americanos em orientação o Japão foi se aperfeiçoando e se reerguendo em qualidade, criando o que ficou conhecido como qualidade no Estilo Japonês ou TQC (Total Quality Control).
ABORDAGEM TEÓRICA: DESCREVER A FERRAMENTA
Seiri – Arrumação, Organização, Seleção e Utilização
A vantagem da seleção é identificar os materiais, os equipamentos, as ferramentas, as informações e os dados necessários e desnecessários. Aprimorando o uso do que for útil e descartando do ambiente tudo aquilo que é considerado dispensável no dia a dia ganhando espaço nos ambientes. Exemplo: Eliminar aquilo que não é usado.
Seiton – Classificação, Ordenação e Sistematização.
Seiton cria destaque aos métodos de organizações definindo os locais para cada coisa guardando os materiais, equipamentos e informações em um lugar apropriado. Seu mecanismo chave é a simplificação, colocando as coisas em locais específicos para facilitar na localização dos materiais. Exemplo: Rapidez para encontrar um documento, informação material ou peça.
Seisõ
...