Filantropia e Responsabilidade Social
Por: lucimar maria • 7/9/2017 • Artigo • 1.523 Palavras (7 Páginas) • 288 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
PATROCÍNIO
CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL
CAROLINA BORATT DANTAS GOUVEIA
DYULIENE MENDES DE OLIVEIRA
ELIENE GOMES ROMÃO
JOSYELE DOS REIS CELESTINO
JOYCE GABRIELA XAVIER
MARIA LUIZA PEREIRA RUFINO
MARIANA PATRICIA GOMES
ARTIGO
Patrocínio-MG
Julho/2017
CAROLINA BORATT DANTAS GOUVEIA
DYULIENE MENDES DE OLIVEIRA
ELIENE GOMES ROMÃO
JOSYELE DOS REIS CELESTINO
JOYCE GABRIELA XAVIER
MARIA LUIZA PEREIRA RUFINO
MARIANA PATRICIA GOMES
ARTIGO
Trabalho referente à disciplina de Ética e Responsabilidade Social do 2° Período do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triangulo Mineiro – Campus Patrocínio MG, sob a orientação do Prof.(a) Laila Leidiane Galvão
Patrocínio-MG
Julho/2017
SUMÁRIO
1 RESUMO........ ........ 03
2 INTRODUÇÃO............................................................................................... ... 04
4 DESENVOLVIMENTO........... 05
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................... 12
ANEXO A – ............................................................................................................
Resumo
Aderir uma postura socialmente responsável por parte da empresa aliada ao comportamento ético traz muitas vantagens para a mesma, como também para aqueles que de alguma forma se correlacionam com ela. Com a utilização de um sistema eficaz de gestão, mantendo um desenvolvimento sustentável, a empresa tem grandes chances de se fortalecer e permanecer nesse mercado que está cada vez mais competitivo. Assim cabe a empresa assumir um compromisso com a sociedade, investindo no social e demonstrando periodicamente o resultado de suas operações de forma clara, ética e transparente aos os seus diversos públicos alvo.
O trabalho traz dados de uma filial de uma das maiores empresas farmacêuticas do país, a Nacional, sendo a analisada localizada em Patrocínio MG.
A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista com o Dono da instituição, sendo utilizado um questionário semiestruturado confeccionado em uma plataforma do google e enviada via e-mail, utilizando um questionário semiestruturado. As pesquisas bibliográficas foram fundamentais para a execução do nosso trabalho. Portanto, de acordo com o trabalho desenvolvido, percebeu-se que as ações realizadas pela Nacional não só beneficiam a sociedade, como também contribuem para a satisfação dos colaboradores da empresa.
Palavras Chave: Responsabilidade Social. Filantropia. Varejo, ISO 2600.
- Introdução
Nas últimas décadas por ordem econômica o mundo está passando por transformações principalmente na sociedade. Empresas estão sendo forçadas a trabalhar de uma forma diferente, tendo uma postura ética com os consumidores e funcionários. Tendo mais investimento nas qualidades de produtos, preços e serviços.
Estão cada vez mais interessadas nas dimensões de responsabilidade social, em busca de uma maior competitividade no mercado. Visando uma necessidade de mudança assumindo uma nova postura socialmente responsável. Assim, favorecendo uma imagem institucional positiva, uma equipe motivada e com maior comprometimento nos negócios.
As empresas que buscam participar desses desempenhos sociais, além de conscientizar os consumidores, aproveitam as oportunidades para ressaltar o nome da empresa para ser reconhecida no mercado pelo seu compromisso com a sociedade.
Para a empresa obter sucesso, estas mudanças devem ser analisadas em varias dimensões da organização, fazendo parte das prioridades estratégicas de negócios da empresa.
Nesse momento surge a cidadania corporativa, a mesma tem finalidade para ajudar nos lucros da empresa, é uma forma da empresa se preocupar mais com todos que ajudam a se manter, tendo exemplo fornecedores, funcionários e clientes. Estamos em um momento onde o marketing está focado em satisfazer todo o público interno como externo. E por toda essa mudança os varejistas apresentam uma instabilidade positiva por todos os consumidores que a frequentam.
Sendo assim nesse contexto as mudanças tornam se resultante para a empresa e seu público.
Logo o papel do administrador é conscientizar as empresas para a importância da cidadania empresarial, o mesmo deve saber o caminho para a responsabilidade social dento de uma organização, saber gerir o processo e saber diferenciar o mero assistencialismo que apenas traz custos, da ação que vai gerar competividade e ganho de imagem a empresa. Se uma empresa age com responsabilidade e cidadania suas ações irão refletir na sociedade e os benefícios chegam a todos.
2. Desenvolvimento
2.1 Responsabilidade Social versus Filantropia
O conceito de Responsabilidade Social é relativamente recente. Surgiu com o aparecimento de novas demandas e maiores pressões por transparências nos negócios, já que a população está cada vez mais exigente. Sendo assim, as organizações sentem-se encurraladas a assumir atitudes socialmente responsáveis. Responsabilidade Social tende a ser a continuidade de ações concentrando-se em projetos em longo prazo com intuito de aferir os resultados alcançados.
Entretanto há relatos dos primeiros sinais da responsabilidade social na Europa em 1899, mais precisamente na França, quando Andrew Carnegie fundador do Conglomerado U.S. Steel Corporation publicou o livro ‘O Evangelho da Riqueza’, no qual estabelecia uma abordagem clássica da responsabilidade social das grandes empresas.
Sua visão neste contexto baseava-se em dois princípios: o principio da caridade, exigia que os membros mais afortunados da sociedade ajudassem os grupos de excluídos e o outro principio era o da custódia em que as empresas deveriam cuidar e multiplicar a riqueza da sociedade.
...