Fixamente conceito de juventude
Por: Clailton Silva • 15/8/2018 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
Universidade federal do espírito santo
Centro de Educação Física e Desportos
Educação Física no Ensino Médio
Nome: Wallace Rocha da Costa Vieira
Fixamente conceito de juventude
O texto escolhido como base para este fixamente foi o “jovem como sujeito social” de Juarez Dayrell, da Universidade Federal de Minas Gerais.
O artigo fala sobre jovens ligados a movimentos musicais, especificamente o Funk e o Rapper, esses dois ritmos musicais populares nas periferias do Brasil e do mundo, agora abrangendo as camadas mais altas da sociedade. Mas esse artigo tem um capitulo explicando sobre a juventude e o seu conceito, capítulo que explica essa categoria de transição na vida humana.
O primeiro capitula com o titulo de “juventude? Juventudes...” vem explicando sobre o jovem, contexto histórico e característica dessa categoria. Peralva (1997) diz que a juventude é, ao mesmo tempo, uma condição social e um tipo de representação. Se há um caráter universal dado pelas transformações do indivíduo numa determinada faixa etária, nas quais completa o seu desenvolvimento físico e enfrenta mudanças psicológicas. Já Melucci (apud Melucci & Fabbrini, 1992) diz que Para ele, existe uma seqüência temporal no curso da vida, cuja maturação biológica faz emergir determinadas potencialidades. Com isso podemos dizer que a juventude se inicia com a capacidade de procriação, com a perca da necessidade de super proteção da família, quando começa a assumir responsabilidade e busca da independência. Com isso temos a noção de que essas características de juventude são impostas socialmente e historicamente ao longo da historia ocidental.
...