Formação da empresa
Por: mtdmartins • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 684 Palavras (3 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
Índice
Introdução
Apresentação da Empresa ……………………………………………………………………………….……… 2
Análise
Fluxogramas dos dois processos em análise ……………………………………………………… 3, 4
Ferramentas e Critérios utilizados na melhoria do Processo de Produção ………. 5, 6,
7 Mudas
Ferramentas SMED
TPM
Kaizen
KANBAN
Lead Time
Poke Yoke
Análise SWOT
Conclusão
Conclusão da implementação de melhorias ……………………………………………………………… 7
Introdução
A empresa Z é uma empresa de fabricação de Pistons de motores que estava segundo critérios de excelência, ferramentas de gestão e processos de melhoria continua, desatualizada do nosso ponto de vista quanto aos seus métodos de produção, bem como gestão de stock e volume de negócio.
Deste modo que durante o nosso trabalho iremos discutir e tentar implementar melhorias continuas e atualizar o sistema de maquinação que era um pouco desatualizado ou quase manual por assim dizer. Neste Trabalho iremos apresentar os pontos críticos e as mudanças necessárias para uma melhor eficiência do método de produção e também de crescimento da capacidade de resposta, a forma de rentabilizar a empresa e alargar horizontes e alcançar novos objetivos.
Processo de Produção Atual
[pic 5]
Processo de Produção Após implementação de melhorias
[pic 6]
Ferramentas e Critérios Implementados
7 Mudas
Tendo em vista o processo de transporte e "stockagem" de matéria prima chegamos a acordo de que os lingotes de alumínios ocupariam mais espaço tanto no transporte como no armazenamento dos mesmos em relação aos varões de alumínio necessários no processo melhorado.
Pode-se também verificar como será naturalmente mais económico a nível de desperdício de material uma vez que após a desmoldagem da peça no método da forja é necessário cortar bastante excedente de cada piston.
Lead Time
Ao nível do tempo de produção verifica-se que é possível produzir mais em menos tempo o que leva a uma diminuição do Lead time.
TPM
Olhando para as diferenças ao nível da TPM verificamos que no processo melhorado podemos dizer que o trabalho é mais padronizado uma vez que os tempos de execução e os passos para a sua conclusão são mais uniformes e organizados, derivado do processo melhorado ser mais automatizado, evitando assim também o erro.
SMED
Com base no conceito da ferramenta SMED, percebemos também que o tempo de setup das máquinas é drasticamente reduzido após a formação dos colaboradores e adaptação aos novos métodos de produção. Também as próprias ferramentas são mais evoluídas favorecendo essa questão.
...