Franquia ou negócio próprio
Por: jovancir • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 972 Palavras (4 Páginas) • 315 Visualizações
Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
PÓS-GRADUAÇÃO "LATO-SENSU" EM GESTÃO COMERCIAL
Jovancir Junior Severino
Mariana Mendes de Carvalho
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
FRANQUIA OU NEGÓCIO PRÓPRIO
Maringá
2012
Jovancir Junior Severino
Mariana Mendes de Carvalho
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
FRANQUIA OU NEGÓCIO PRÓPRIO
Atividade Interdisciplinar referente as disciplinas de Direito Comercial e Administração de Vendas, apresentada ao CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 43 - 2012.
Maringá
2012
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
FRANQUIA OU NEGÓCIO PRÓPRIO
Quando se pensa em empreender algumas decisões devem ser tomadas, entre elas está a decisão de criar um negócio próprio ou adquirir uma franquia, ambos os modelos de negócio tem prós e contras e esta decisão deve levar em conta o perfil do investidor e seus objetivos.
Em um negócio próprio o investimento inicial, normalmente é menor, a autonomia é total, sem precisar dar satisfações ou seguir um modelo predeterminado pelo franqueador, a liberdade de ação também pode potencializar a capacidade de lucro mas em contrapartida aumenta significativamente o risco.
Em um negócio próprio o empresário é quem decide o que vai vender, quando e como vai vender e o preço e a praça ele escolhe como melhor lhe convier. Existem muitos negócio próprios que se caracterizam como Startups e podem despertar o interesse de investidores e caso o empreendedor queira vender a sua ideia ou seu empreendimento a decisão é exclusivamente sua, fato que não ocorre em uma franquia, pois até mesmo a decisão de vendê-la necessita da autorização do franqueador.
Negócios próprios são para pessoas ousadas, que não tem medo de mudanças nem de correr riscos e que confiam muito em seu poder de decisão e acreditam muito em seu projeto, não gostam de seguir regras ou normas e preferem fazer as coisas do seu próprio jeito. Geralmente já tiveram outras experiência negativas mas não se abalaram com isto. Os milionários ou bilionários têm este perfil, muitas vezes os falidos também.
Segundo dados do SEBRAE, 50% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos dois primeiros anos, este índice chega a 60% se levarmos em conta os três primeiros anos, já com as franquias a taxa de falência é bem menor, girando em torno de 5%.
Falando de franquias, os números são surpreendentemente positivos, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franquias) este mercado cresceu 16,9% em 2011, faturando mais de 88 milhões de reais, hoje existem no Brasil mais de 1.600 negócios deste tipo, isto leva muitas pessoas a entrar de olhos fechados em qualquer empreendimento, porém os especialistas advertem que existem franquias ruins, médias e boas, ou seja, apenas por que segue um modelo de franchising não significa que é seguro ou que vai dar certo.
A franquia tem como pilar a padronização e o empresário que compra uma unidade leva junto o Know-how adquirido após muitos testes, erros e acertos. A grande vantagem da franquia é que se pode contar com treinamento e apoio por parte do proprietário.
Nas franquias um plano de negócio bem elaborado já foi feito, assim os gastos para se montar a empresa, as despesas com divulgação da marca, o capital de giro necessário, o período em que, em média, se terá o retorno do capital investido, o ponto de equilíbrio, o local aonde a empresa vai se instalar, o conhecimento da concorrência, o público potencial e outras variáveis importantes serão previamente analisadas pelo franqueador em auxílio ao franqueado.
...