Franquias
Por: varley • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 185 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------03
2-DESENVOLVIMENTO----------------------------------------------------04
3-CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------10
4-REFERÊNCIA-------------------------------------------------------------11
introdução
Fazendo uma análise do planejamento que abrange a atividade de franquias, analisado as vantagens e desvantagens para entrar nesse ramo de atividade é fundamental que antes de iniciar um empreendimento ou qualquer negócio primeiramente haja um planejamento. Tendo uma estrutura baseada na seleção de funcionários dedicados e comprometidos com o trabalho e que sejam liderados por um profissional comprometido com a sua empresa.
Nesse trabalho exemplificarei que além de ser um franqueador que representa uma marca e ter o capital para o investimento inicial, temos entender que existe um logo caminho a seguir antes e depois de abrir uma franquia. Há toda uma preparação que antecede a abertura. Com planejamento e ferramentas de gestão durante e depois da aquisição para que o sucesso do empreendimento aconteça.
DESENVOLVIMENTO
A opçao por franquias nesse momento é uma escolha lucrativa, pois o investidor inicia com a vantagem de ter uma marca já estabelecida no mercado. A empresa oferecerá todo direcionamento que for necessário para abrir uma unidade em sua cidade.
O empreendedor tem que elaborar e criar planos de ação para seu negócio, com intuito de alcançar as metas e objetivos de longo, médio e curto prazo.
Para se abrir uma Franquia deve-se obedecer algum critérios importantes para seu empreendimento seja bem sucedido.
É necessário que atenda a certos pré-requisitos:
- Ter um diferencial: fazer igual a concorrencia não adianta, é preciso se diferenciar dos outros: qualidade, preço, rapidez e comodidade para o cliente.
- Período de experiência: É importante estar envolvido com o tipo de negócio por, pelo menos dois anos. Essa experiência é importante para enfrentar sazonalidades, corrigir possiveis erros operacionais, testar os produtos e
comprovar que o mesmo não é uma moda passageira.
- Escolha do setor: A maioria dos setores representam alta, mas é preciso estar ligado e atento ao número de concorrentes. Cosméticos e alimentação, por exemplo, são segmentos com muita concorrencia.
- Apelo geografico: O negócio não pode ter nenhuma ligação com as características locais, como temperatura e clima. O mesmo padrão deve ser aplicado no Norte ou no Sul do Brasil.
- Operação padronizada: Deve-se oferecer o mesmo produto mantendo a qualidade onde quer que a unidade esteja localizada.
- Financeiramente viável: As vantagens deve alcançar os dois lados. O valor de custo inicial, faturamento prazo para retorno do investimento devem compensar tanto para o franqueado e a abertura da loja deve ser lucrativa também para o franqueador.
O franqueado tem vantagens exclusivas, facilidades e serviços prestados pela franqueador antes, durante e após a abertura da sua franquia, dentre elas estão algumas abaixo:
- Campanhas de Marketing
- Projeto arquitetônico
- Análise, negociação e consultoria de ponto
- Visual merchandising
- Treinamento de equipe
- Conselho de Franqueados
- Assessoria de imprensa
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Observando que a melhor maneira para fidelizar clientes é o conhecendo melhor, com isso podemos chegar onde eles querem. Porque no mundo globalizado como o de hoje não se deve acomodar com os mesmos, sim manter os mesmos e conquistar novos. É importante sempre manter na mente dos clientes o nome da marca ou empresa, um exemplo é quando se fala do refrigerante mais famoso como
a Coca-Cola, mesmo com boatos de tentando denegrir a imagem e marca, existem bilhões de clientes fies, isso é um fato.
Assim são com as empresas em geral, se manter vivos e atentos para
corrigir erros, ou tentar melhorar em atendimento, benefícios e
qualidade é á estratégia ideal de marketing de sucesso para fidelizar e
assim aumentar á carteira de clientes. O marketing e propaganda é a ferramenta especifica para alcançar esse objetivo.
[...] Fidelização de clientes é medir, gerenciar e criar valor. É tornar a fidelização de clientes parte integrante da missão da empresa, integrando sistemas de informação, criando valor superior, ou seja, transformando clientes satisfeitos em cliente fiéis.Medir a fidelização faz-se necessário,como tambem o impacto dos sistemas de gestão do relacionamento com clientes (SANTOS 2008).
curva abc
As empresas tem a prioridade em ter um capital de giro melhor sobre o produtos com maior margem de lucratividade, melhorando os meios de compra das mercadorias e mantendo uma logística interna na empresa. Diminuir esforços de compra para itens de menor giro e margem. Podendo até ser eliminado do acervo.
Faz necessário elaborar uma tabela com cada item e a sua atuação dentro da empresa, criando assim critérios de avaliação. Dessa forma podemos medir seu grau de representação nesta tabela o que representa 80% da receita 15% e os último 5%.
[pic 1]
Fonte:www.sobreadministracao.com
Atentando sempre se uma lista contém 100 produtos, temos que observar os 20 produtos que vão ser responsáveis pela maior lucratividade da empresa. Com a utilização da curva ABC, será mais fácil manter um estoque organizado. Devemos conhecer todo os pontos dessa ferramenta tão importante.
O produto tem que ser pensado para atender a necessidade do consumidor, tem que trazer realização, bem-estar, comodidade, saúde, e o lucro sendo uma consequência.
A empresa que conhece, confia no seu produto e repassa a seus colaboradores, conceguiu dar o primeiro passo. Depois é preciso superar outros obstáculos, mas o cliente interno, externo e também o mercado é que irão dar credibilidade.
...