Funcionamento organizacional de empresas
Por: douglas1987 • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.457 Palavras (6 Páginas) • 716 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
O FUNCIONAMENTO E A TEORIA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA
[pic 7]
Uruguaiana
2014
[pic 8][pic 9][pic 10]
MARCIELLE RUBIM BERNY
[pic 11]
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, que é de extrema importância, se apresenta como ponto de partida para a futura prática que iremos vivenciar nas empresas, depois de formados e empregados.
Tem a pesquisa de campo e a pesquisa bibliográfica para basear novo conhecimento e associá-lo a verdadeira realidade de uma empresa. A fim de vivenciar a realidade e agregar a teoria já sabida por meio de conhecimentos acadêmicos.
É fundamental esclarecer funções e divisões de uma empresa para o melhor entendimento da administração.
Traz a condição de o acadêmico testar sua comunicação e rever a sua postura e suas condutas dentro do ambiente administrativo, tentando melhor agir nessas situações que serão muito comuns na carreira profissional formado em administração.
Além de quebrar a primeira barreira do curso, auxiliando assim na desenvoltura do acadêmico.
DESENVOLVIMENTO
Nome da empresa:
- Sobre Rodas.
Localização:
- Saída para Itaqui/RS – passando a Pastoril.
Histórico da empresa:
A empresa existe há cinco anos na nossa cidade e parece estar bem acomodada. Começou sua trajetória com um espaço pequeno e pouca estrutura material, porém, foi aumentando as vendas, investindo para ampliar sua função e estrutura, investindo em novas técnicas para melhor o rendimento das suas vendas.
É uma empresa de médio porte, com 12 funcionários. Mantém sua estrutura ampla e de qualidade, sem perder clientes e com uma boa manutenção dos lucros.
A empresa atua no ramo de vendas de pneus. Compra direto da fábrica pneus das mais diversas marcas para carros e caminhões. E comercializa na nossa região esses produtos.
No caso da empresa visitada pelo grupo, que não quis revelar seu verdadeiro nome e nem seu endereço. Acontece da seguinte maneira a distribuição das funções:
- Existe o gerente geral que comanda todas as atividades da empresa;
- A gerência é formada por duas pessoas uma que comando a parte da publicidade e marketing e outro que comanda o pessoal que ajuda a carregar e descarregar cargas, os motoristas etc. Além de ter que estar atento e sempre registrando no sistema a saída e chegada de material na empresa.
- Em seguida estão os seguintes funcionários: os de serviços gerais, os motoristas, os da limpeza, os empregados do escritório e também os empregados que atuam com a publicidade da empresa.
O porte da empresa é considerado pelo SEBRAE, que avalia todas as empresas, como microempresa.
Após entender como funciona uma empresa e o que é teoria, podemos ver uma abordagem específica de teoria – a teoria organizacional.
A teoria organizacional trata do estudo/observação de um objeto específico – as organizações. Bem, vários autores, por meio de seus pressupostos teóricos, valorizam a compreensão da organização como um todo. É o que nós administradores também chamamos de uma visão sistêmica (você compreenderá melhor esta abordagem ao estudar a Unidade 8, na qual buscamos ter uma visão das partes de uma estrutura social mais ampla, que tem causa, inter-relações e significados distintos, capazes de formar uma coerência sobre este objeto de análise – as organizações.
Os autores clássicos da Administração, que melhor explicam o conceito de organização, são: Max Weber e Chester Barnard.
Para Weber, organização é: Uma relação social que, ou é fechada ou limita à admissão de forasteiros através de regras, na medida em que essas normas ou regras são colocadas em prática pela ação de determinadas pessoas que ocupam posições de mando ou de chefia ou por staff administrativo (Caravantes et al, 2005, p. 42).
Neste conceito Weber não entende que uma família seja uma organização. Já Chester Barnard tem uma percepção diferente, dado que para ele as organizações são “subsistemas de atividades ou forças, de duas ou mais pessoas, conscientemente coordenadas” para um objetivo comum (Caravantes et al, 2005, p. 42).
Uma das concepções mais conhecidas sobre organização, trazida por Caravantes (2005), argumenta que:
Organizações são unidades sociais (ou grupos humanos) deliberadamente construídos e reconstruídos para atingir objetivos específicos. Corporações, exércitos, escolas, hospitais, igrejas e prisões estão aí incluídas; tribos, classes, grupos étnicos, grupos de amizade e família estão excluídos (p. 43).
Segundo French e Bell, o DO pode ser definido como um "esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com a assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais,incluindo ação e pesquisa".
Tem como Características:
- Focaliza a organização como um todo;
- Processos grupais;
- Orientação sistêmica e abrangente;
- Orientação contingencial;ghghgh
- Agentes de mudança;
- Retroação dos dados;
- Ênfase na solução de problemas;
- Aprendizagem através de experiências;
- Desenvolvimentos de equipes;
- Enfoque interativo.
Já no comportamento organizacional da empresa muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe, criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interpessoal é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes.
Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores que dispõem de habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão, isso inclui ter uma visão sistêmica da empresa, estar disposto e pronto a colaborar.
...