Fundamentos e Teoria Organizacional
Por: GABRIELAVIVI • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.861 Palavras (8 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
SUMÁRIO
- Introdução..............................................................................................4
- Desenvolvimento...................................................................................5
- Fundamentos e Teoria Organizacional...........................................5
- Comunicação e Linguagem.............................................................5
- Homem, Cultura e Sociedade...........................................................6
- Comportamento Organizacional......................................................6
- Considerações Finais............................................................................7
- Referências.............................................................................................8
1.INTRODUÇÃO
O trabalho pretende tratar os assuntos relacionados as organizações Modernas, realizando um comparativo entre teóricas administrativas e como elas estão empregadas nas organizações atuais.Para entendermos como funciona a administração hoje , é preciso voltar ao passado e descobrir quais foram os principais influenciadores da criação da administração, enquanto ciência .
O formato de texto escrito busca a compreensão de assuntos específicos, que estão separados em subtítulos para cada assunto tratado, utilizando de textos base para análise, e pesquisas na internet para embasamento teórico e prático de situações rotineiras, presentes nos meios de trabalho.Procurando entender que a Administração são recursos e processos de uso disponíveis e de atuação , planejada ,supervisionada , organizada e controlada , com a finalidade de alcançar resultados previamente estabelecidos.
São objetivos deste trabalho, detalhar os processos e modificações encontrados no Fordismo, seja ele Formal ou informal, através de conceitos adquiridos no estudo da teoria cientifica criada por Frederick Winslow Taylor, e seus métodos de trabalho executados nas organizações tradicionais e a forma que esses processos impactam as organizações até hoje, analisando também profissões tipicamente informais que abordam conceitos de Henry Ford considerado o modernizador da teoria cientifica colocando na prática os conceitos de padronização para produção em massa em sua linha de produção de automóveis.
Analisaremos a relação entre Homem e o Trabalho, e a forma que essa relação convive com a sociedade, detalharemos a estrutura organizacional do McDonald's e o modelo de trabalho desta organização
Por fim, Avaliaremos o pensamento social de Karl Marx e como o mesmo enxerga a ideologia e cultura na formação do caráter do indivíduo, e as constantes transformações tecnológicas implementadas na era do informacionalismo, e como essas transformações mudam a metodologia de trabalho das organizações Modernas.Analisaremos também na comunicação e linguagem a definição das competências lingüísticas necessárias para a efetividade da comunicação;compreender o texto enquanto uma unidade de sentido; avaliar as propriedades de um texto , abordar aspectos relacionados á adequação das práticas de escrita .Neste sentido ainda na segunda metade do século XIX, Taylor se defrontava com a idéia da natureza sagrada do Homem.Mais outros obstáculos para a investigação das leis da natureza humana surgem das considerações metafísicas e teológicas.A noção popular do livre arbítrio humano envolve não somente a liberdade de agir de acordo com motivações , mas também o poder de quebrar a continuidade e de agir sem causa .
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional
Por meio da racionalização da produção, idealizou a linha de montagem, o que lhe permitiu a produção em série, isto é, método moderno que permite fabricar grandes quantidades de um determinado produto padronizado. Na produção em série ou em massa, o produto é padronizado em seu material, mão-de-obra, desenho e ao mínimo custo possível.
- Principio da intensificação
Diminuir o tempo de duração com emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado (redução do ciclo de tempo).
- Principio da Economicidade
Reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em transformação.. Conseguiu que o automóvel fosse pago á empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima e dos salários. A velocidade de produção deve ser rápida.
- Principio da Produtividade
Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período por meio da especialização da linha de montagem. O operário ganha mais e a empresa tem maior produção.
Um grande exemplo é o feirante, um vendedor informal, que trabalha com três princípios: diminuir o tempo de duração, reduzir o volume de estoque, e aumentar a capacidade de produção.
2.2 Comunicação e Linguagem
O mundo do trabalho acontece a Revolução Industrial, em grande ponto de referencia na historia do trabalho. A sociedade mercantilista já esta desenvolvida, que compraram sua liberdade e se dedicaram ao comercio e que começa pela primeira vez na historia do mundo, a modificar o sentido do trabalho. Até então, sua conotação era negativa, o trabalho era considerado uma atividade inferior e sem valor algum, destinados aos escravos. A partir daí se inicia um processo de industrialização. Busca-se com as pesquisas sobre comprometimento que os trabalhadores podem experimentar e como eles se articulam na determinação do seu comportamento no trabalho.
Ao encarar expectativas, desejos, satisfação, e as organizações que partem em busca de tecnologia para maximizar o envolvimento dos trabalhadores. Sendo um grande indicador de produtividade no trabalho.
Em 1954 Ray Kroc, aos 52 anos, vendia batedeiras para Milk-shake e durante uma vista comercial ficou fascinado com a popularidade dos irmãos Dick e Maurice Mc Donald, que administravam com considerável eficiência na cidade de San Bernadino, Califórnia. Os irmãos prezavam a qualidade dos produtos, e a higiene ao estabelecimento, que devido a esses fatores e a rapidez no atendimento vivia lotado. Não perdendo a padronização, obtendo seu avanço, com sua cultura que é o conjunto de hábitos, crenças, normas, valores, compartilhados por todos os membros da empresa, ela distingue uma organização das demais.
...