Funçoes Administrativas
Trabalho acadêmico: Funçoes Administrativas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: josias1988 • 7/10/2013 • Trabalho acadêmico • 2.259 Palavras (10 Páginas) • 244 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Funções Administrativas........................................................................................4
2.1.1 Patrimônio...........................................................................................................5
2.1.1.1 Origens de Recursos........................................................................................5
2.1.1.1.1 Análise de Recursos......................................................................................6
3.1 Demanda Oferta e Equilíbrio........................................................................................6
3.1.1 Estrutura de Mercado..........................................................................................7
3.1.1.1 Contabilidade Social.........................................................................................8
4 CONCLUSÃO............................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, no contexto empresarial, podem-se conceituar os sistemas de informação como aplicativos que organize os dados da empresa e os transformem em informações geradas em relatórios. A tecnologia da informação auxilia as empresas que desejam manterem-se competitivas, pois além dela propiciar produtos melhores e mais modernos, faz também da informação, um instrumento eficiente de gestão empresarial para á tomada de decisões.
2 DESENVOLVIMENTO
As organizações não são novidade na sociedade. Na verdade, os primeiros indícios de organização, datam dos primórdios da civilização humana. A própria família, consiste em um tipo de organização, com suas próprias regras, hierarquia e costumes. As empresas são organizações que visam produzir algo, e vendê-lo com o intuito de auferir lucros. Essa necessidade de obter lucros, exige que a empresa se organize e planeje sua produção. Dessa forma surgem três questões fundamentais: O que produzir? Como produzir? Para quem produzir?
A resposta para essas e outras questões, surgem na administração.
2.1 FUNCÕES ADMINISTRATIVAS
Com bases no livro, Fundamentos da Administração de Monica M. Silva Frederick Winslow Taylor é conhecido como o pai da administração. Para Taylor, a organização e a administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. Assim, a obra de Taylor se reveste de especial importância pela aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas da organização, no sentido de baixo para cima.
Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho na fábrica, inclusive dos tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários, especializou-os de acordos com as fases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção; instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto.
Os princípios básicos por ele defendidos para alcançar maior eficiência e produtividade foram:
- ntensificação: diminuir o tempo da fabricação e da comercialização - - Economicidade: manter estoques reduzidos de matérias primas
-Produtividade: aumentar a capacidade de produção dos trabalhadores, através da especialização e do trabalho conjugado.
Porém uma minoria reconheceu que os estudos de Taylor proveu
um aumento da eficiência da produção, buscando a redução dos custos não apenas para elevar lucros, mas também para elevar a produtividade dos trabalhadores, aumentando seus salários. Hoje em dia, podem-se observar resultados destas idéias que continuam sendo válidas ao moderno processo produtivo.
2.1.1PATRIMÔNIO
Podemos conceituar patrimônio como tudo o que a empresa possui. Portanto, trata-se do conjunto de bens, direitos e obrigações, assim entendidos:
a) bens: estoques de mercadorias, móveis e utensílios de uso da empresa, suas instalações, prédios, galpões, veículos etc.
b) direitos: valores a receber (de clientes ou não), como por exemplo as duplicatas a receber.
c) obrigações: dívidas da empresa, por exemplo, com seus fornecedores (aqueles de quem ela adquire mercadorias), tributos devidos, aluguel a ser pago, água, energia elétrica e telefone e etc.
2.1.1.1 ORIGENS DE RECURSOS
Para funcionar, as empresas precisam de dinheiro. O simples fato de
uma empresa precisar de um imóvel para se instalar, máquinas e equipamentos para produzir, pessoas para trabalhar, matérias-primas para processar, revela, na verdade, a necessidade de recursos financeiros. Nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial nem pode funcionar sem algum capital de giro. As fontes de recursos podem ser próprias ou provenientes de recursos de terceiros. O financiamento é uma operação por meio da qual a empresa obtém recursos financeiros de terceiros para o capital de giro, bem como para investimentos.
Capital social é o investimento inicial dos sócios ou acionistas de
uma empresa enquanto a mesma não gera recursos suficientes para se sustentar.
...