Funções Administrativas
Resenha: Funções Administrativas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasss • 6/5/2013 • Resenha • 240 Palavras (1 Páginas) • 391 Visualizações
Teórico que desenvolvel foi faiol Funções Administrativas
Planejamento, Organização, Direção, Coordenação eControle.
De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas:PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.
Planejamento
Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo decontrole sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração deprevisões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definiçãode políticas e procedimentos.
Organização
Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidadesorgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; adefinição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessasunidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.
Direção
Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicaçãocom os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação edesenvolvimento de pessoal.
Controle
Como as organizações não operam na base da improvisação e nem aoacaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requeremconsiderável esforço de controle em suas várias operações e atividades. Ocontrole constitui a última das funções administrativas, vindo depois doplanejamento, da organização e da direção.Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e queos objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
vTeórico que desenvolveu
O engenheiro Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph.
Formado em engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19 anos, passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão.
...