Funções administrativas
Projeto de pesquisa: Funções administrativas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: renataqueiroz10 • 2/10/2013 • Projeto de pesquisa • 1.408 Palavras (6 Páginas) • 225 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Funções administrativas 4
2.1.1 Patrimônio 4
2.1.1.1 A principal origem de recurso...........................................................................5
2.1.1.1.1 Análise de mercado.......................................................................................5
2.1.1.1.1.1 Demanda, oferta e equilibrio de mercado..................................................5
2.1.1.1.1.1.1 Estrutura de mercado..............................................................................6
2.1.1.1.1.1.1.1 Contabilidade social.............................................................................6
3 Conclusão...............................................................................................................8
4 Referências.............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é fundamental dentro de uma empresa e em nosso dia-a-dia, ela nos auxilia no controle do patrimônio, onde este é composto de bens, direitos e obrigações. Dentro do processo administrativo temos algumas funções e elas são de suma importância dentro da empresa, pois a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano.
Podemos ressalta que as funções administrativas quando consideradas em um todo integrado formam o processo administrativo, mas quando consideradas isoladamente, o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle constituem as funções administrativas.
2 DESENVOLVIMENTO
Funções administrativas
O processo administrativo consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle ,esse conceito é dado por Chiavenato.
Vamos ver alguns conceitos para essas funções.
Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los, pois as empresas não trabalham na base da improvisação. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando deve ser feito e em que sequência, sendo uma técnica para absorver a incerteza e permitir mais consistência no desempenho da empresa.
Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração, e estabelecer relações entre eles e as atribuições de cada um deles, ou seja, tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores.
A direção constitui a terceira função administrativa. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa.
Por fim a função controle monitora e avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção.
Essas funções sitentizam as principais responsabilidades do gestor em uma organização. E ajudam a compreender seu papel na organização, fazendo com que essas funções sejam de suma importancia na vida de um administrador e uma empresa.
Com o passar do tempo muitas coisas ocorreram e mudaram e umas das mudanças ocorridas foi a chegada da Era da informatização,com isso muitas coisas melhoraram prova disso são inúmeras ferramentas gerenciais criadas com a finalidade de aperfeiçoar o controle operacional e administrativo das empresas.
Patrimônio
Todos temos o nosso patrimônio independente se somos uma pessoa jurídica o física. Podemos dizer que Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.
Bens
Tudo o que pode ser avaliado economicamente. Podemos definir bem como tudo aquilo que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo, os bens se classificam em tangíveis e intangíveis.
Tangíveis: corpóreos ou matérias, como por exemplo, dinheiro, mercadoria em estoque, material de escritório, veículos etc.
Intangíveis: incorpóreos ou imateriais, como por exemplo, direitos sobre marcas, patentes, ações, fórmulas, fundo de comércio etc.
Direitos
Constituem direito para a empresa todos os valores que ela tem a receber de terceiros por venda a prazo. Como por exemplo, duplicatas a receber, alugueis a receber etc.
Obrigações
Constituem obrigações para a empresa todos os valores que ela tiver a pagar para terceiros (neste caso são fornecedores, que são pessoas que vendem para a empresa). Exemplos de obrigações, promissórias a pagar, salário a pagar, impostos a pagar.
A principal origem de recurso
Em qualquer empresa independente de seu porte a principal origem de recurso para ela é o lucro obtido no negocio.O lucro é a remuneração ao capital investido na empresa pelos proprietários. O lucro é sobra líquida à disposição dos proprietários da empresa que darão as várias destinações ao mesmo.
De maneira geral o termo capital significa recursos. Capital social, portanto, é o dinheiro integrado dos sócios para abertura da empresa. Capital de terceiros, por seu lado, significa recursos de outras pessoas (físicas ou jurídicas) aplicados na empresa.
Análise de mercado
Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado.
Esta pesquisa é feita através da Coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Se realizada corretamente, oferece informações consistentes que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso. Além dessa pesquisa podemos resaltar os pontos francos
...