Funções da administração- Banco Santander
Por: lopreu1 • 11/7/2018 • Trabalho acadêmico • 5.487 Palavras (22 Páginas) • 201 Visualizações
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais
As funções da administração
Daniel Simões
Victor Caldas
Jonatas Pinho
Recife
2018
Sumário
Plano estratégico 2
1.2 Análise de Desempenho 3
1.2.1 Desempenho dos Colaboradores 3
1.2.2 Participação dos Clientes 5
1.2.3 Análise de Mercado e Ambiente Econômico 8
1.2.4 Análise de S.W.O.T 11
2. Operacional 17
3. Processo de Organização 20
4. Direção/Execução 22
5. Controle 24
7. Referências 26
Plano estratégico
A missão de uma empresa também é definida como a razão pela qual ela existe,é na missão que a empresa reproduz que podemos visualizar o que ela propõe a sociedade. Com isso, no mais comum, a missão de uma organização é definida por seus criadores, fundadores que estabelecem os objetivos sociais, humanos e financeiros da empresa.
Já no que diz respeito ao banco santander suas missão e seus valores consiste em “contribuir para o progresso das pessoas e das empresas” e a nossa visão consiste em ser o melhor Banco Comercial, contando com a confiança e fidelidade dos nosso colaboradores, clientes, acionistas e da sociedade.”
Com isso temos que o banco santander tem uma missão clara e objetiva promover o progresso da sociedade,a fim de ser o melhor banco comercial , contando com a participação de seus colaboradores para tal.
O Banco Santander segue os seguintes valores:
Simples “Queremos oferecer um serviço de excelência aos nossos Clientes, com produtos simples, fáceis de entender e sem complicações. Os processos simples fazem-nos perder menos tempo, são fáceis de aprender e facilitam a vida a todos.”
Próximo “ Queremos tratar os nossos Clientes de um modo personalizado, para que se sintam únicos e valorizados. Comprometemo-nos com os nossos colaboradores e apoiamo-los para que desenvolvam todo o seu potencial e consigam os seus objetivos.”
Justo “Queremos tratar os nossos Clientes de forma justa, sendo claros, evitando surpresas e eliminando todas as “letras pequenas”.”
Assim, nota-se que, ao tratarmos dos valores percebemos que os valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da Organização como um todo.
1.2 Análise de Desempenho
1.2.1 Desempenho dos Colaboradores
A análise de desempenho é um processo adotado por empresas para mensurar o desempenho de seus colaboradores, é um dos principais recursos da gestão de pessoas utilizando-se de um índice de resultados/metas e seu comportamento para a empresa e no ambiente de trabalho. Com a avaliação de desempenho é possível constatar se a postura de determinado colaborador condiz com a cultura construída pela empresa, o resultado sendo satisfatório os indicadores devem compreender até onde a empresa colaborou com tal resultado apresentado pelo empregado.
A empresa com essas ferramentas de avaliação de seu funcionário não apenas corrobora com o crescimento do seu desempenho profissional, mas também do desempenho produtivo. Uma das principais funções da análise é verificar os pontos fracos dos colaboradores, assim, através da devidas correções resulte no aumento da produtividade para a empresa.
No Santander, o banco acredita que o engajamento e o comprometimento dos funcionários proporcionam uma maior sustentabilidade à cadeia do negócio. Com as seguintes frentes de atuação:
Comunicação: Com a liderança do banco mais próxima dos funcionários mais abaixo do organograma, horizontalizando a estrutura de responsabilidades do banco;
Meritocracia: o Banco acredita no resultado das pessoas e por isso, no primeiro trimestre de 2018, o banco registrou um recorde de distribuição de remuneração variável para o ano de 2017, estando alinhada com a performance dos resultados;
Cultura e Liderança: o Banco apoia o desenvolvimento de seus colaboradores, o protagonismo e o intraempreendedorismo, ou seja o protagonismo do colaborador em ter a chance de empreender na organização em cada solução apresentada para problemas que surgem todos os dias.
Uma das formas do Banco disseminar conhecimento e know-how para os seus colaboradores é a Academia Santander, que trata da formação técnica de tais funcionários, e com pouco mais de um ano, já estimulou alguns dados para análise interna, como:
73% dos treinamentos foram realizados por multiplicadores internos, ou seja, a disseminação da experiência de colaboradores com mais tempo na empresa, fazendo assim estudos de caso sobre tais experiências.
95% dos funcionários do Banco realizaram treinamentos, sendo mais de 220 mil acessos no aplicativo ferramenta de capacitação do funcionário, que é disponibilizado pelo banco para que o funcionário possa se capacitar em qualquer lugar, utilizando materiais no aplicativo em qualquer lugar por via do celular ou do PC.
Como resultado, o Banco auferiu um dado onde foi atingido 88% de engajamento em 2017 e pelo segundo ano consecutivo, o Banco está entre as melhores empresas para trabalhar, segundo o Great Place To Work.
...