GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES
Por: fernandesmotta • 18/6/2016 • Projeto de pesquisa • 2.834 Palavras (12 Páginas) • 618 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA
ELIZÂNGELA FERNANDES MOTTA NEVES
GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES
Cachoeiro de Itapemirim
2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA
ELIZÂNGELA FERNANDES MOTTA NEVES
GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Projeto apresentado ao Centro Regional de Educação Aberta e a Distância – Cre@ de Cachoeiro de Itapemirim, no curso de Administração-EAD à Professora Luciana Thomas
Cachoeiro de Itapemirim
2010
No mundo nada se cria nada se perde tudo se transforma.
(Lavoisier)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................... 5
JUSTIFICATIVA .............................................................................................. 7
OBJETIVOS
GERAL .......................................................................................................... 8
ESPECÍFICOS ............................................................................................. 9
METODOLOGIA.
LOCAL DE ESTUDO ..................................................................................... 9
MÉTODOS ................................................................................................... 10
CRONOGRAMA ........................................................................................... 11
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................. 12
APENDICES .................................................................................................. 14
RESUMO
O lixo é uma preocupação constante nos dias atuais, vemos que até mesmo na mídia o assunto mais divulgado é o lixo[a], o que fazer com tanto lixo, como transformar esse monte de entulho em algo que seja reaproveitável, com isso também se fala muito em reciclagem[b]. Este projeto de pesquisa tem por finalidade investigar como anda [c]a situação dos resíduos sólidos (lixo) na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, como está sendo feito o gerenciamento desses resíduos e se há a existência de alguma cooperativa de reciclagem; para onde vão esses resíduos, como está sendo seu tratamento.
Palavras-chave: Resíduos sólidos, reciclagem.
INTRODUÇÃO
Há alguns anos atrás[d], os seres humanos viviam em total harmonia com a natureza. Todo resíduo gerado – restos de comida, excrementos de animais e outros tipos de materiais orgânicos – integrava-se ao circuito da natureza e servia como adubo para a agricultura (MEIO AMBIENTE E CONSUMO, 2002).
Com a industrialização, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em grande quantidade e introduzir novas embalagens no mercado, aumentando o volume e a diversidade de resíduos gerados nas cidades (RODRIGUES; CAVINATTO, 2003).
“O ser humano passou a viver então a era dos descartáveis em que a maior parte dos produtos - de guardanapos de papel e latas de refrigerante, até computadores – são utilizados e jogados fora com enorme rapidez.
Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações em todo mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas” (RODRIGUES; CAVINATTO, 2003. P.6).
Atualmente, no Brasil, a maior parte do lixo recolhido nos centros urbanos é simplesmente jogada de qualquer maneira em depósitos existentes nas periferias das cidades (RODRIGUES; CAVINATTO, 2003).
Na maioria das cidades brasileiras não existe coleta seletiva e todo o material recolhido é destinado a lixões ou aterros sanitários (NASCIMENTO, 2008).
Surge a pergunta:[e] O que fazer com tanto lixo?
5
“Recentemente começamos a perceber que assim como não podemos deixar acumular o lixo dentro de nossas casas, é preciso conter a geração de resíduos e dar um tratamento adequado ao lixo do nosso planeta. Para isso será preciso conter o consumo desenfreado, que gera cada vez mais lixo, e investir em tecnologias que permitam diminuir a geração de resíduos, alem da reutilização e da reciclagem dos materiais em desuso” (CONSUMO SUSTENTÁVEL, 2005. p.114).
O problema do lixo tem feito as pessoas refletirem sobre a reciclagem e reutilização dos produtos que seriam considerados inservíveis[f].
“Os resíduos sólidos urbanos (RSU) conhecidos como “lixo”, são recolhidos nas residências de uma cidade. Seu recolhimento e destinação final são de responsabilidade da Prefeitura Municipal, que em muitos casos terceiriza esse serviço. Os resíduos são classificados em Perigosos (classe I – inflamáveis, corrosivos, tóxicos, reativos, patogênicos); Não-Inertes (classe II – biodegradáveis, solúveis em água) e inertes Classe III – vidro, borracha e certos tipos de plásticos)” (Nascimento, 2008[g]. p.61).
...