GESTAO DE NEGOCIOS
Por: Ericavaldeci • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 6.420 Palavras (26 Páginas) • 230 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE JACAREÍ[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Prof° Tutor Antônio Carlos
JACAREÍ
2015
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar os planos estratégicos e as conquistas realizadas de uma empresa fictícia nomeada Paixão Casas Móveis Ltda., inserida no mercado exportador.
Os benefícios descritos neste trabalho servem para que os empreendedores possam utilizar como manual, proporcionando a possibilidade de informar sobre o “imenso” mundo das exportações e cooperar para que outras empresas busquem as características, estratégias e informações necessárias para que as exportações sejam uma oportunidade de crescimento e otimização dos lucros dentro da organização.
Apresentação da Empresa
A empresa Paixão Casas Móveis Ltda., atua no ramo moveleiro há 4 anos, durante todo esse tempo a empresa vem terceirizando partes dos seus moveis para outras empresas suprindo algumas necessidades de lucros com vendas internas.
Os moveis são todos elaborados a base de madeira de Pinus e para suprir as necessidades do mercado é pintado e entalhado, para obter características decorativas é utilizado verniz nas cores fortes como chocolate, pinhão, mogno e marfim.
A especialidade da empresa é voltada para moveis para escritório, armários, mesas e cadeiras para cozinhas e moveis para quartos.
Nos dois primeiros anos de existência da empresa era utilizada matéria prima brasileira, quando iniciou a terceirização de parte dos moveis a empresa passou a receber material importado e a trabalhar com características moveleiras diferenciadas do Brasil, valorizando cores rusticas e modelos antigos.
Pensando no diferencial que surgiu a capacidade de produção para um mercado competitivo e mais favorável, após preparar a empresa e encarar o mercado, hoje estamos praticamente vivendo de exportação.
Vinte e quatro meses se passaram e com a lucratividade que conquistamos ampliamos nossas instalações, treinamos nossos colaboradores, aperfeiçoamos nossos equipamentos e investimos em tecnologia, sendo que todos esses investimentos com certeza nos trarão resultados num breve futuro.
A Empresa
Dados Institucionais
A razão social da empresa é Paixão Casas Móveis Ltda., sendo o mesmo utilizado como nome fantasia, foi fundada em 15 de Abril de 2011, pelos irmãos sócios Ednália Paixão, Érica Paixão, Guilherme Paixão e Bruno Paixão, com intuito de satisfazer as necessidades do momento, como falta de capital para montar uma empresa maior e a falta empregabilidade na região.
A empresa mantém situada na R: Barão de Jacareí, n°100, Centro, na cidade Jacareí – São Paulo – Brasil.
Tendo como missão “Colaborar socialmente, garantindo o bem estar dos funcionários e o crescimento mutuo em pró a otimização dos lucros”, com finalidade principal “ser uma empresa bem sucedida obtendo uma porcentagem significante no mercado internacional e se tornando uma empresa com nome conhecido no mundo”.
Atualmente a empresa dispõe de 23.000 m2, sendo que 9.980 m2 área construída, a empresa efetua suas atividades em três turnos e divide suas tarefas com 800 funcionários, l2 médicos, 2 dentistas, 1 nutricionista e 1 psicóloga/assistente social e tem como base para os próximos anos a ampliação de sua área de trabalho, aumento de sua produtividade e a extensão de suas vendas externas.
O setor responsável pela área de exportação, é formado por 1 gerente comercial, 1 gerente de marketing internacional, 1 analista e 2 assistentes, atualmente a empresa está exportando em média 1 container ao dia, o que suporta sua capacidade de produção e gerenciamento externo.
Produtos
A empresa Paixão Casas Móveis Ltda., é capacitada para produção de móveis de madeira de Pinus, predominante em modelos modernos e rústicos, a produção de linhas para escritório, favorece o mercado internacional, devido à combinação de cores rústicas e fortes, como: mogno, marfim, chocolate entre outros, também pelas características exuberantes dos móveis em natural, ou simplesmente envernizados, estilos bastante procurados pelos Estados Unidos e Canadá.
Já os móveis elaborados para cozinha trazem uma formação um pouco diferente, onde há implantação de pequenas pedras, pedaços de mármore, azulejos nos tampos dos balcões e mesas, dando características assemelhadas a móveis modernos, bastante procurados por alguns países altamente tecnológicos, como China e Singapura.
As linhas de móveis para dormitórios obedecem aos padrões da antiguidade, mas com leves características modernas, o que chama a atenção dos Alemães e Italianos.
Basicamente toda nossa linha de produção atende aos gostos e desejos dos nossos clientes, muitas vezes recebemos somente o modelo em papel e originamos o móvel, conforme ilustração do cliente para que continuemos ganhando espaço no mercado internacional.
Exportação
Decidimos entrar no ramo exportador, devido às inúmeras vantagens que essa atividade oferece, sendo:
- Redução da dependência das vendas internas - a diversificação de mercados (interno e externo) proporciona à empresa maior segurança contra as oscilações dos níveis da demanda interna;
- Aumento da capacidade inovadora - as empresas exportadoras tendem a ser mais inovadoras que as não-exportadoras; costumam utilizar número maior de novos processos de fabricação, adotam programas de qualidade e desenvolvem novos produtos com maior frequência;
- Maior produtividade, onde exportar implica no aumento da escala de produção, ou seja, pode ser obtida pela utilização da capacidade ociosa da empresa e/ou pelo aperfeiçoamento dos seus processos produtivos a empresa também poderá, assim, diminuir o custo de seus produtos, tornando-os mais competitivos e aumentando sua margem de lucro;
- Diminuição da carga tributária, sendo que a empresa pode compensar o recolhimento dos impostos internos, via exportação:
- Os produtos exportados não sofrem a incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tampouco incide sobre operações de exportação de produtos industrializados, produtos semi-elaborados, produtos primários ou prestação de serviço;
- Na determinação da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), são excluídas as receitas decorrentes da exportação;
- As receitas decorrentes da exportação são também isentas da contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
- O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) aplicado às operações de câmbio vinculadas à exportação de bens e serviços tem alíquota zero.
Principal Razão para Exportar
A empresa optou pela exportação por inúmeros fatores, sendo que nem todos esses fatores podem ser classificados como razões para a embarcação no mercado internacional, a seguir algumas das razões que levaram a nossa empresa a exportar os produtos, lembrando que muitas outras razões também fazem parte desse quadro demonstrativo, que continuará levando nossa organização ao sucesso a médio prazo no mercado internacional.
...