GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Por: André Leicam • 20/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.767 Palavras (16 Páginas) • 322 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
HELAINE ALVES OLIVEIRA DE SOUZA
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
ESTUDO DE CASO: LOJAS RENNER S/A
Manaus
2017
MAINA PARA TAVARES[pic 1]
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
ESTUDO DE CASO: LOJAS RENNER S/A
Trabalho apresentado para a Universidade Federal do Amazonas – UFAM, como pré-requisito parcial para obtenção de conceito de aprovação, da disciplina de Gestão da Informação e do Conhecimento, do Curso de Administração.
Orientadora: Dr. Dalton Vilela.
Manaus
2017
SUMÁRIO[pic 2]
APRESENTAÇÃO ....03
1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA ....04
1.1 EMPRESA RENNER S/A ....04
1.2 SISTEMA DA EMPRESA RENNER S/A ....04
1.3 SOFTWARE / FERRAMENTES PARA COMPLEMENTAR O USO DE SISTEMA DA EMPRESA............................................................................................................05
1.3.1 SISTEMA DE GESTÃO DE CONTEÚDO ....05
1.3.2 SISTEMA DE REDE DE CONHECIMENTO ....06
1.3.3 SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZADO ....07
1.3.4 SISTEMA DE APOIO Á DECISÃO ....07
1.3.5 GROUPWARE ....08
1.3.6 GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS ....09
1.2 IDENTIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE PROCESSOS E AÇÕES QUE FACILIATAM A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL ....10
2.1 TECNOLOGIA DE SUPORTE – MÉTODO E-LEARNING ....10
2.2 SERVICE DESK ....12
3 IDENTIFICAÇÃO DE FONTES DO CONHECIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ....13
CONCLUSÃO ....15
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ....16
APRESENTAÇÃO
As organizações para serem inteligentes precisam disponibilizar produtos de qualidade, praticar bom atendimento, adequar sua política de venda e preços aos clientes, cumprir prazos predefinidos e estar atenta às mutações do mercado. Essas exigências forçam as organizações reverem seus valores comerciais, humanos e tecnológicos, o que por si só, não garantem as principais metas organizacionais e a inteligência empresarial.
Esses valores merecem atenção especial com análise estratégica e planejamento efetivo, envolvendo toda a organização, principalmente no que tange a adoção da TI e respectivos recursos com o objetivo de alcançar estas metas organizacionais. Nesse sentido, dois fatores são vitais para as organizações no atual momento de competitividade e globalização: a definição de uma estratégia de posicionamento no mercado e a utilização da TI como valioso recurso para a definição e manutenção desse posicionamento estratégico. Juntamente com a TI, o capital intelectual e a gestão do conhecimento também aparecem como outros valiosos recursos estratégicos.
Este artigo traz algumas contribuições sobre o planejamento de Gestão da Informação e Conhecimento nas Organizações. Leva a uma analise sobe as diversas formas de sistemas e como este influenciam diretamente o crescimento da organização, para tal, serviu de instrumento de pesquisa, as LOJAS RENNER S/A.
- DESCRIÇÃO DA EMPRESA
- EMPRESA RENNER S/A
A Loja Renner S.A. pertence a 86 contábeis e é uma rede gaúcha de lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil, tendo seu início em 1912, com o começo das atividades fabris do então Grupo A. J. Renner, a Lojas Renner desvinculou-se do grupo fundado por Antônio Jacob Renner somente em 1965, quando suas lojas começaram a tomar um formato mais próximo do atual.
Em 2011 era a décima sexta maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar divulgado em 2012, tornando-se em 2015 a maior loja de departamentos do Brasil, com 264 lojas, além das 30 lojas Camicado e 4 lojas Blue Steel. Com sede em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, a varejista que ambicionava ser a Maior e Melhor Loja de Departamentos do Brasil, mudou sua missão dentro dos seus fundamentos corporativos em 2011 e almeja ser a maior e melhor Loja de Departamentos das Américas.
A empresa comercializa itens de vestuário masculino, feminino, infantil e intimo, assim como acessórios, calçados, cosméticos e perfumaria. Atualmente são mais de 5500 colaboradores envolvidos nas atividades da empresa sendo que estes se diluem em unidades varejistas e administração central. Seguindo as linhas propostas pelo presente trabalho, a Área de Recursos Humanos (ARH) receberá especial atenção neste contexto.
- SISTEMA DA EMPRESA RENNER S/A
Atualmente, a empresa adota o sistema Oracle Retail, por sentir a necessidade de conseguir integrar todos os dados em um único ambiente. Antes, a empresa utilizava soluções, como: Microstrategy, Cognos, SPSS e EPB e não conseguiam interagir suas informações entre si.
A Oracle é o principal fornecedor de soluções setoriais de software inovadoras e abrangentes para varejistas. Com um serviço que oferece aplicativos para cadeia de suprimentos, operações, merchandising, sistemas de lojas, otimização, além de aplicações corporativas e de infraestrutura, a Oracle faz parceria com as principais empresas de varejo do mundo.
Com a ajuda do Oracle Retail, a Lojas Renner pode acompanhar seus clientes, transformar a forma que fazem negócios e mudar a economia de seus negócios no varejo. A Oracle permite criar uma visualização unificada das informações que agregam valor econômico aos negócios como um todo, desde as operações internas da loja até a estratégia corporativa, o gerenciamento logístico e a cadeia de suprimentos. Os recursos de análise avançados do Oracle Retail transformam a capacidade de tomar decisões.
Desse modo, eles terão sempre os itens certos e treinarão a equipe certa para executar sem falhas todos seus programas de marketing. O software fornece informações precisas e acionáveis, totalmente integradas entre os sistemas de marketing e o financeiro. E ajuda a empresa varejista a coordenar seu pessoal, seus processos e tecnologias para tornar seus negócios de varejo mais lucrativos.
...