GESTÃO DE ESTOQUE NA CONTABILIDADE
Por: brunolisboa1702 • 23/9/2020 • Trabalho acadêmico • 4.915 Palavras (20 Páginas) • 155 Visualizações
GESTÃO DE ESTOQUE NA CONTABILIDADE
Discentes: Bruno José Lisboa Martins
Jean Viana
Mateus Felipe
Raphael Sorato
Docente: Dreike Alves Barbosa
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso: Ciências Contábeis
16/06/2020
RESUMO
Em suma, é possível afirmar que o controle dos estoques é importante para qualquer tipo de empresa, independentemente da área de desenvolvimento ou da dimensão da mesma. O controle de tal estoque pode ser de produtos acabados, de mercadorias, de produtos em elaboração, de materiais diversos, sendo tal estoque evidenciado contabilmente no Ativo Circulante da respectiva empresa.
Desta maneira, uma certa empresa pode obter mercadorias idênticas em datas diferentes, pagando preços diferentes. Destarte, para que seja determinado o custo de tais mercadorias que foram estocadas e também das que já foram vendidas, é necessário adotar critérios pertinentes, e os critérios mais conhecidos atualmente para avaliação de estoque são: PEPS, UEPS, ou método MPM (Média Ponderada Móvel ou Preço Médio Ponderado).
Palavras-chaves: estoque; mercadorias; empresa.
INTRODUÇÃO
O trabalho em comento visa, de forma clara e objetiva, abordar breves noções, acerca da importância da gestão de estoque na contabilidade, tema que merece um estudo minucioso para se chegar a uma conclusão justa, analisando os conceitos, as diferenças e as semelhanças no contexto em geral, bem como uma explanação de seus mais pertinentes tópicos e dos requisitos que se consagraram como fundamentais.
Este estudo objetiva edificar leituras satisfatórias e gratificantes através de pesquisas e opiniões de doutrinadores no tocante ao tema abordado.
GESTÃO DE ESTOQUE NA CONTABILIDADE
Normalmente o estoque é restaurado frequentemente e, tendo em vista a economia oneraria, é necessário estar esperto quando for lançar os devidos custos das mercadorias. Se não houver a respectiva atenção devida, a contabilidade pode não atender aos requisitos exigidos pela Receita Federal nas declarações do IRPJ (Imposto de Renda - Pessoa Jurídica), podendo levar a empresa a entrar na malha fina, isto é, no processo de verificação de inconsistências da declaração do imposto.
Desta maneira é possível salientar que, o método de gestão de estoque afetará diretamente o cálculo do lucro em um determinado período contábil. E para auxiliar na escolha do método mais correto da empresa deve-se analisar caso a caso, pois o método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser calculado para um determinado período contábil, considerando que vários fatores podem variar o valor da aquisição dos materiais.
...