GESTÃO DE PESSOA
Projeto de pesquisa: GESTÃO DE PESSOA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleonicecorreia • 6/8/2014 • Projeto de pesquisa • 3.837 Palavras (16 Páginas) • 224 Visualizações
Universidade Anhanguera
Centro de Educação a Distância
Superior de Recursos Humanos
ATPS GESTÃO DE PESSOAS
RA
RA
RA
Rondonópolis/MT
2014
RA
RA
RA
RA
RA
APRESENTAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO
Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, como requisito para a avaliação da Disciplina Gestão de Pessoas ata obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa
Rondonópolis-MT
2014
Conteúdo
1INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇÕES SOBRE HESTÃO DE PESSOAS 4
3 PRINCIPAIS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS 5
4 FAZER UM PARALELO ENTRE O FILME E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS 6
5 ESCOLHER UMA EMPRESA 8
6 RESULTADO DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO 9
7 ANALISAR OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS NAS AÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO 11
8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 11
8.1Planejamento Estratégico de RH 12
9 RELAÇÃO ENTRE EMPREGADOS E LIDERANÇAS 12
10 PLANO DE AÇÃO APRESENTADO A EMPRESA 14
CONSIDERAÇÃO FINAL 15
1 INTRODUÇÃO
A gestão de pessoas ela é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.
A importância da Gestão de Pessoas no setor de RH é indispensável desde o recrutamento e seleção, visando selecionar pessoas com perfil e ideais compatíveis com o da empresa, e nas suas rotinas trabalhistas, uma vez que o papel principal da mesma é conciliar os interesses da empresa com as necessidades e expectativas dos colaboradores. Essa gestão tem o papel sutil e interminável de visar uma troca justa e de mútuos benefícios entre empresa e colaborador. Desta forma, visa para a empresa a mão de obra qualificada dos colaboradores, e se torna eficaz e eficiente quando alcança o espírito de colaboração no qual o funcionário se sente parte da empresa e tem orgulho de fazer parte da mesma. Isso ocorre juntamente com a troca mútua onde a empresa reconhece, valoriza, e proporciona crescimento profissional para este colaborador. Esse fato é possibilitado pela administração de recursos com ferramentas tais como: gestão de talentos, plano de carreiras, avaliação de desempenho, remunerações e bonificações, entre outras.
A ação do gerente na avaliação de desempenho tem por objetivo dar conseqüência a uma estratégia planejada de intervenção no comportamento manifesto do avaliado, visando a melhorar o seu desempenho, reduzindo a defasagem existente entre as expectativas desejadas e os resultados reais, o processo de avaliação de desempenho inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados reais.
2 DEFINIÇÕES SOBRE GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Pessoas é a área da organização destinada a cuidar das políticas e métodos que dizem respeito as pessoas na organização. A Gestão de Pessoa e contingencial e situacional, porque abarca aspectos ligados a cultura (do individuo e da organização), características ambientais, o negocio da organização, a tecnologia, os processos internos e as relações entre os trabalhadores, etc.
Gestão de pessoas pode também ser entendida como um conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
A importância da Gestão de Pessoas no setor de RH é indispensável desde o recrutamento e seleção, visando selecionar pessoas com perfil e ideais compatíveis com o da empresa, e nas suas rotinas trabalhistas, uma vez que o papel principal da mesma é conciliar os interesses da empresa com as necessidades e expectativas dos colaboradores.
Essa gestão tem o papel sutil e interminável de visar uma troca justa e de mútuos benefícios entre empresa e colaborador. Desta forma, visa para a empresa a mão de abra qualificada dos colaboradores, e se torna eficaz e eficiência quando alcança o espírito de colaboração no qual o funcionário se sente parte da empresa e tem orgulho de fazer parte da mesma. Isso ocorre juntamente com a troca mútua onde a empresa reconhece, valoriza, e proporciona crescimento profissional para este colaborador.
O administrador também desempenha funções administrativas que constituem o processo administrativo, cabe ao administrador planejar, organizar, dirigir, e controlar, para essa função ele contará com o auxilio do RH, assim o administrador poderá desempenhar todas essas funções já descritas. A Área de Recursos Humanos (ARH) existe para empregar as políticas práticas fundamentais para administrar o trabalho das pessoas, a estrutura funcional é planejada e especializada para dar suporte à cada órgão e a cooperação interdepartamental, isto é, a ARH está preparada para dar suporte a cada setor da organização, podendo produzir efeitos negativos como a subjetivação que funciona como uma força centrífuga de esforços ou dificuldade de cooperação interdepartamental que impede a visão sistêmica e a obtenção de sinergia
...