GESTÃO DE PESSOAS
Por: 28179643 • 28/5/2017 • Resenha • 848 Palavras (4 Páginas) • 122 Visualizações
Invencível.
Baseado em fatos reais, o filme Invencível, conta a história do militar Louis Zamperini que teve uma infância difícil como imigrante italiano no período de crise na América, já na adolescência o mesmo não acreditava que seria alguém na vida, porém com o incentivo de seu irmão que acreditava em seu potencial, Louis Zamperini descobriu o talento para o atletismo e foi campeão olímpico.
Baseado em fatos reais, o filme Invencível, conta a história do militar Louis Zamperini que teve uma infância difícil como imigrante italiano no período de crise na América, já na adolescência o mesmo não acreditava que seria alguém na vida, porém com o incentivo de seu irmão que acreditava em seu potencial, Louis Zamperini descobriu o talento para o atletismo e foi campeão olímpico.
Já em sua fase adulta o jovem Louis juntamente com seus companheiros encontrava-se em uma missão de resgate, quando seu avião cai no Oceano Pacífico e ali vivem exatos 45 dias de angústia, lutando para sobreviverem, com esperança de encontrarem terra firme ou serem resgatados.
Louis e seu companheiro são capturados por um navio japonês em plena Segunda Guerra Mundial e se tornam prisioneiros de guerra. A partir de então Louis Zamperini acaba se tornando alvo da crueldade do Sargento Watanabe o qual o desafia e o testa o tempo todo. Todos os presos são tratados como “um nada”, sendo considerados inimigos do Japão, são submetidos a situações humilhantes e desumanas.
O filme tem como objetivo principal mostrar como a força de vontade intensa e determinação é capaz de torná-lo “invencível”.
Um fato que chama muita atenção no filme é a lealdade do prisioneiro com sua nação, devido que Louis recebe uma proposta tentadora do governo imperial: o ex-atleta olímpico poderia trocar a prisão militar pelo conforto de um hotel em Tóquio, mas para isso teria que se tornar o garoto propaganda do inimigo. Porém tal proposta era inaceitável para o ex-atleta que preferiu o sofrimento e o inferno da prisão a trair sua nação.
O filme conta uma história de superação, foco nos objetivos, lealdade, trabalho em equipe, persistência, coragem e principalmente nunca desistir daquilo que se acredita.
Confrontando as ideias do filme com o mundo real nas empresas e na vida pessoal, pode-se constatar que superar a si mesmo é uma grande batalha, aguentar até o limite de suas forças e ainda ir além é um grande desafio, porém se houver um objetivo e manter o foco é possível superar todos os obstáculos e conquistar o que se almeja.
Nos momentos difíceis e frustrantes nos quais passa pela cabeça em desistir porque tal situação parece ser impossível, é necessário descobrir a força que se tem dentro de si e que é possível aguentar e vencer.
Zamperini nunca deixa que os obstáculos que aparecem em sua vida os desmotive. A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de autoestima e auto identidade (BERGAMINI, 1997, p.54).
Zamperini e seus companheiros do exercito fazer um trabalho em equipe para conseguiu sobreviver à queda do avião. Segundo Chiavenato (1998) as equipes de trabalho operam de modo participativo na tomada de decisões.
Apesar de todas as dificuldades e sofrimentos que Zamperini passa, sempre chama a responsabilidade para ele. Atitude aliada ao conhecimento e a perspectiva nos dizem, que teremos um profissional completo, pois, não há nenhuma utilidade em um executivo ou profissional que não tenha uma posição ativa no grupo, que chame a responsabilidade da ação para si, claro com firmeza e embasamento nas decisões, com espírito empreendedor. (CHIAVENATO 2009)
É mostrado também quais os objetivos da gestão de pessoas, e alguns desses objetivos estão presentes no filme. Como por exemplo, ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, no filme “Louie” sempre estava preocupado em ajudar seus colegas a ficarem vivos, a não perderem as esperanças. No caso quando eles estavam no mar ele incentivava seus colegas a pensarem positivo e não desistirem. Outro caso também foi no campo de detenção, quando ele escolheu levar socos na cara para não prejudicar seu colega que já estava machucado.
...