GESTÃO DE PESSOAS
Por: Palomanes29 • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 162 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Sociedade Nilza Cordeiro Herdy de Educação e Cultura S/S Ltda.”
UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO
Clarisse Palomanes Monteiro – Matrícula 2031791
GESTÃO DE PESSOAS I
Campus Barra da Tijuca – RJ
2018
Após pesquisa e aprofundamento nos métodos utilizados pela empresa Marassi Ortodontia LTDA para o cumprimento dos programas obrigatórios de SST, além de demais programas de qualidade de vida, o CEO Carlo Marassi esclareceu que a manutenção de tais programas, obrigatórios ou implementados voluntariamente, somente é possível pela identificação, avaliação e controle de riscos para os trabalhadores em todas as operações do local de trabalho. O escopo e a complexidade deste sistema variam de acordo com o tipo de função e operação exercidas. Porém, informa que independente destes critérios, um sistema eficaz de gerenciamento de saúde e segurança deve ter os seguintes componentes:
- Identificação e análise de riscos para a saúde e segurança no local de trabalho
- Medidas de controle para eliminar ou reduzir os riscos para os trabalhadores
- Compromisso claramente demonstrado e de gestão e política da empresa escrita
- Competência e treinamento de trabalhadores
- Programa de inspeção
- Planejamento de resposta a emergências
- Relatório e investigação de incidentes
- Administração do sistema de gestão
Segundo o CEO, uma maior qualidade de vida no local de trabalho leva a maior retenção de funcionários e satisfação do trabalhador. De acordo com ele, a satisfação dos funcionários está diretamente ligada à satisfação do cliente, que está diretamente ligada ao desempenho financeiro da empresa. Dos benefícios que sua empresa oferece aos lanches disponíveis no intervalo, inúmeras oportunidades estão disponíveis para melhorar o ambiente de trabalho.
Melhorias na iluminação, temperatura, escolha de música, arranjos de cubículos e mesas, e limpeza do banheiro e da cozinha podem tornar o trabalho mais confortável. Árvores vivas e plantas melhoram a estética. O desconforto pode ser uma distração que tira a produtividade e a satisfação geral no trabalho ao longo do tempo. Criar um ambiente de trabalho seguro, limpo e confortável demonstra respeito básico pelas pessoas e pela empresa. Em suma, a empresa possui uma clara política de incentivo à saúde pessoal.
Além disso, Carlo Marassi evidencia que a gestão de preocupa em apoiar a nutrição, o condicionamento físico e o alívio do estresse em seus funcionários, contribuindo então para um ambiente de trabalho de maior qualidade. O administrador sugere que as pessoas se movimentem, fazendo-as andar em diferentes andares para reuniões ou contratando treinadores de saúde para ensinar sobre uma vida mais saudável. Além disso, permite que os funcionários façam pausas antes das reuniões para organizar seus pensamentos.
No mais,o CEO explica que segue rigorosamente os programas obrigatórios, como o PPRA, aliado à treinamentos especializados com o intuito de minimizar os riscos ambientais, capacitando os funcionários para uma reação de resposta a emergências para aqueles que porventura estejam envolvidos em operações com potencial impacto ambiental, usando exemplos de acidentes reais como referência, implementado de forma articulada com o PCMSO, que tem como principal função a prevenção de enfermidades ou incapacidades geradas ou agravadas pelo ambiente de trabalho. Além disso, todos os colaboradores realizam periodicamente exames médicos de rotina (hemograma, aferição de pressão arterial, controle de IMC...) para que sejam gerados relatórios de histórico e prevenção, e caso necessário sejam tomadas as medidas que melhor atendam às necessidades de determinado colaborador.
...