GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho acadêmico: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fafabf2014 • 28/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 152 Visualizações
GESTÃO DE PESSOAS
Duque de Caxias
2014
• INTRODUÇÃO
A Administração por Objetivos – APO, foi desenvolvida por Peter Drucker em 1954, com o intuito de alinhar metas pessoais com os objetivos da empresa através do aumento da comunicação entre gerência e subordinados para que envolvam todos os setores e que consigam desempenhar suas funções para que haja uma interação entre as partes no alcance dos objetivos propostos.
Envolvem várias etapas, incluindo suas características principais, fases do processo questionando suas limitações e críticas e suas vantagens para o sucesso da empresa.
É importante também salientar os impactos na execução das funções, através das análises estruturais e comportamentais para o desenvolvimento dos objetivos.
• ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
O termo Administração por Objetivos surgiu em 1954, com a publicação do livro “Administração por Objetivos” de Peter Drucker.
A APO pode ser definida como um estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais de forma a interagir com todos da empresa para alcançar objetivos futuros, sendo também uma forma de avaliação de desempenho e desenvolvimento individual.
É dependente da sinergia entre líder e executor, deve criar um ambiente de honestidade e plena confiança para construir uma imagem ética e de responsabilidade social.
• PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA APO
- Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e seus subordinados.
- Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou setor.
- Interligação dos objetivos departamentais.
- Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e controle.
- Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
- Participação atuante da chefia na estimulação de envolvimento dos subordinados.
• AS VANTAGENS DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Concentrar atenção nas principais áreas/setores da eficácia organizacional, para identificar os problemas e tentar direcioná-lo ao alcance dos objetivos, tendo assim, uma melhoria no controle da informação e dos padrões de desempenho.
Conduzir uma estrutura organizacional dinâmica especificando as responsabilidades, verificando onde mudanças são necessárias e buscar uma melhoria contínua nos resultados.
Verificar as necessidades de treinamento propiciando um ambiente de crescimento pessoal e de autodisciplina.
Por fim, participação verdadeira de todos os níveis nos objetivos acordados e espírito de equipe no trabalho. A participação da alta administração também é fundamental, pois exige muito comprometimento.
• FASE DO PROCESSO
- Objetivos – Estabelecer metas e objetivos organizacionais justos e consistentes. Devem ser postos por escrito, para posterior acompanhamento;
- Plano de Ação – Colocar em prática as alternativas de ação que conclui a fase de planejamento da APO;
- Revisão Periódica – Monitoramento do desempenho para verificar se tudo está acontecendo como o planejado, reavaliando, confirmando ou alterando os objetivos se necessário;
- Avaliação de desempenho – Verificar após o período de um ano, sobre as metas/objetivos traçados sobre o ponto de vista previsto/realizado.
• CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS
Os objetivos de longo prazo são estabelecidos pela cúpula e os de médio e curto prazo são fixados pela gerência;
Os objetivos e metas são expressos como resultados finais e não como tarefas ou atividades;
Os objetivos e metas devem ser coerentes, bem como coordenados nos vários níveis e áreas da empresa.
• CARACTERÍSITICAS COMPORTAMENTAIS
Ênfase no auto compromisso dos subordinados em relação aos objetivos e metas, que preparam e passam a ser responsabilidade deles;
Ênfase na auto análise do desempenho e do consequente autocontrole, em relação aos resultados obtidos;
Desvios de resultados em relação às metas provocam autocorreção no desempenho e, se necessário, orientação específica do superior.
• LIMITAÇÕES E CRÍTICAS (1)
O fenômeno taxa de objetivos – Quando recompensas são
...