GESTÃO DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING
Por: Kariiiiiiiiiine • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 693 Visualizações
GESTÃO DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING
1.Introdução
Nesta etapa de estudo da logística na empresa Nazária, trataremos de assuntos pertinentes a gestão dos canais de distribuição e trade marketing da empresa, apontaremos as características deste processo, apresentaremos também suas estratégias dentro do canal de distribuição, a forma de utilização da logística reversa, e apontaremos propostas de melhorias dentro das teorias que embasaram a elaboração deste trabalho de pesquisa.
2. Canais de distribuição da empresa Nazária
A empresa Nazária tem seu canal de distribuição com venda direta ao varejo e visando à economia de recursos humanos, material, econômico e financeiro optou assim como suas concorrentes pela terceirização da sua logística de distribuição.
A terceirização é o processo de gestão pelo qual se repassam as atividades de distribuição para empresas especializadas, com os quais se estabelece obrigatoriamente uma relação de parceria, com esta parceria a empresa melhora a qualidade dos serviços, como tempo de entrega, redução de avarias e segurança da carga.
3. Aplicação da logística reversa na empresa
Leite, (2003) define a logística reversa como: a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.
Atualmente a empresa Nazária não aderiu à logística reversa, mas isso provavelmente precisará ser mudado, pois segundo estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), elaborado por especialistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostra que anualmente milhões de medicamentos são descartados de forma irregular. De acordo com a pesquisa, realizada em 2013, o montante de resíduos gerado pela população brasileira é de 10,3 mil toneladas por ano.
De acordo com outro estudo, publicado na revista Ciências do Ambiente, em 2009, quase 89% das pessoas descartam seus resíduos farmacológicos no lixo doméstico.
E este descarte indevido está causando muitos danos ao meio ambiente e a saúde da população. A empresa Nazária por se tratar de uma distribuidora farmacêutica terá que procurar junto com seus fabricantes e clientes minimizar essa situação, sendo necessário começar a pensar numa logística reversa que viabilize o recolhimento de medicamentos vencidos para seu apropriado descarte e de suas embalagens para posterior reciclagem, diminuindo assim as possibilidades de contaminação do solo e do meio ambiente.
...