GESTÃO ESTRATÉGICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Projeto de pesquisa: GESTÃO ESTRATÉGICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirelo • 18/8/2014 • Projeto de pesquisa • 269 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
1. INTRODUÇÃO:
Esse trabalho tem como objetivo fazer uma resenha crítica do texto: Gestão Estratégica com Responsabilidade Social: Arcabouço Analítico para Auxiliar sua Implementação em Empresasno Brasil. Para tanto, exporemos resumidamente o artigo para, em seguida, abordarmos algumas questões pontuais por meio de uma análise crítica. Por fim, faremos algumas considerações finais.
2.BREVE SÍNTESE DO ARTIGO: GESTÃO ESTRATÉGICA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL: ARCABOUÇO ANALÍTICO PARA AUXILIAR SUA IMPLEMENTAÇÃO EM EMPRESAS NO BRASIL:
Coutinho e Macedo-Soares defendem no artigo “GestãoEstratégica com Responsabilidade Social: Arcabouço Analítico para Auxiliar sua Implementação em Empresas no Brasil”, a tese de que nos últimos tempos as empresas têm adotado posturas socialmenteresponsáveis, o que requer uma mudança nas dimensões dos seus negócios e “...para serem efetivas, tais mudanças devem estar alinhadas com a estratégia de negócios da organização”. (COUTINHO EMACEDO-SOARES, 2002, p.76).
Nesse contexto, com o intuito de auxiliar na formulação e implementação mais eficaz de estratégias de negócios direcionadas à responsabilidade social, as autoras realizaram umapesquisa documental e bibliográfica nas áreas de negócios e sociedade e gestão estratégica. A pesquisa parte do pressuposto de que responsabilidade social estratégica é o “compromisso em conduzir o negóciode maneira ética, fazendo um esforço para equilibrar as necessidades de todos os stakeholders e trabalhar para a proteção do meio ambiente”. (COUTINHO E MACEDO-SOARES, 2002, p.79).
Cabe ressaltarque para Coutinho e Macedo-Soares as organizações gerenciam relações com stakeholders e não com a sociedade como um todo. Além disso, de acordo com as autoras, “o comportamento considerado ético seria,então aquele que busca equilibrar os interesses econômicos da empresa com os interesses dos stakeholders”. (COUTINHO E MACEDO-SOARES, 2002, p.80).
Outro argumento defendido pelas autoras é o de que
...