GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS COM FOCO NA RETENÇÃO DE TALENTOS
Por: SIDENEIA • 1/5/2017 • Artigo • 4.162 Palavras (17 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1]
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
FACULDADES OPET
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO
MBA GESTÃO ESTRÁTEGICA DE PESSOAS
SIDENEIA INES MAZUCHOVSKI REGA
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS COM FOCO NA RETENÇÃO DE TALENTOS
CURITIBA
2014
SIDENEIA INES MAZUCHOVSKI REGA
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS COM FOCO NA RETENÇÃO DE TALENTOS
Artigo científico apresentado ao curso de MBA Gestão Estratégica de Pessoas, para a obtenção de grau final, sob Orientação da Profa Jane Vechi
Orientador(a): Professor(a) Jane Vechi
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 3
3 NA TEORIA: COMO MOTIVAR AS PESSOAS 5
4 NA PRÁTICA: COMO MOTIVAR AS PESSOAS 5
4.1 SER UM BOM LÍDER 6
4.2 TRABALHAR EM EQUIPE 6
4.3 APRIMORAR OS TRABALHOS 7
4.4 DESENVOLVER AS PESSOAS 7
4.5 REMUNERAR OS FUNCIONÁRIOS 8
4.6 AMBIENTES DE TRABALHO SEGURO E SAUDÁVEL 8
5 CARREIRA E O DESAFIO DA RETENÇÃO DE TALENTOS 9
¨6 REFERÊNCIAS 10
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS COM FOCO NA RETENÇÃO DE TALENTOS
Sideneia Ines Mazuchovski Rega1
sideneia.mazuchovski@ingredion.com
Orientador: Jane Vechi 2
jane@psicoliner.com.br
RESUMO
A presente obra é uma reflexão sobre os processos ligados a área de Recursos Humanos, principalmente sobre a Gestão Estratégica de Pessoas que pode ajudar as empresas a descobrir e reter os seus talentos. Além da retenção dos talentos, as organizações poderão aumentar a sua produtividade, pois terão profissionais altamente motivados e dispostos a executar os projetos organizacionais.
Cultura, liderança, motivação, mobilização, mudança e adaptabilidade são matérias de estudo para a obtenção de resultados.
Palavras-chave: Talentos. Gestão Estratégica de Pessoas. Motivação. Remuneração Carreira.
1 INTRODUÇÃO
Possuir e manter profissionais qualificados no quadro de funcionários é uma dificuldade em todas as empresas, independentemente do seu porte. A retenção de talentos está entre as prioridades dos executivos.
Mais afinal, minha mão de obra é qualificada? A nova tecnologia está sendo aplicada de maneira correta, como estou trabalhando esta questão. Estou preparando os meus profissionais para trabalhar com esta nova tecnologia? Tenho dinamismo na minha empresa? Será que tenho que aumentar a qualificação ou então, o tipo de tecnologia que estou utilizando, ou será preciso reavaliar os conceitos da gestão de pessoas para reter e motivar meus talentos?
A retenção de talentos inicia-se no processo de seleção. Hackett (2000, p. 9) alerta que “quanto mais realistas as expectativas de um novo funcionário, mais provavelmente ele continuará na empresa e corresponderá às expectativas”.
De acordo com Resende (2003, p. 111) “uma das principais aspirações das pessoas em geral é ter oportunidades de crescer, de desenvolver suas carreiras profissionais”. De modo geral, as pessoas querem saber como e o que precisam fazer para evoluir em suas carreiras.
Mais afinal como reter talentos?
[1]
2 INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
A gestão estratégica de pessoas alavanca os resultados organizacionais, pois as pessoas são as responsáveis em trazer o resultado para as organizações. Sem elas não existe uma empresa de sucesso. O sucesso de qualquer organização está fortemente dependente de uma boa gestão dos recursos humanos.
O mundo está mudando, está cada vez menor, as empresas estão mais próximas ao mercado, cada vez melhor, ou seja, focadas no consumidor e cada vez mais rápidas, decidindo mais rapidamente. Está cada vez mais competitiva.
Diante do mercado de trabalho, hoje o que importa em uma empresa é a inovação e o ser humano é a chave da estratégia. Não se contrata mais mão-de-obra e sim talentos.
Sabemos que existem três caminhos para o sucesso: ensinar o que se sabe, praticar o que se ensina e perguntar o que se ignora, essa é uma regra de ouro que muitos gestores deveriam seguir.
Uma empresa de sucesso deve ter bem definido a sua missão, deve estar alinhada com as suas convicções, deve acreditar nisso e fazer com que os demais colaboradores da organização acreditem também. A empresa não é composta apenas pela diretoria ou pelas gerencias, os responsáveis por construir e alavancar as empresas são as pessoas que nela diariamente dão a sua humilde contribuição.
Falar de uma organização estratégica é fácil, difícil é torná-la estratégica. Imagine então ter uma organização com uma gestão estratégica de pessoas, só o simples fato de se trabalhar com pessoas já requer habilidade. Uma gestão estratégica demanda envolvimento, paixão.
Paixão? Sim, paixão pelo que se faz, podemos neste momento fazer uma analogia com um casal de namorados, no auge de sua paixão... vencem muitas batalhas, driblam a escassez de recursos, a falta de tempo, compartilham decisões, dividem tarefas e responsabilidades, sempre com a maior satisfação, alegria e prazer.
...