GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO DE NEGÓCIOS
Projeto de pesquisa: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO DE NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DeniseOliveira • 13/11/2014 • Projeto de pesquisa • 755 Palavras (4 Páginas) • 287 Visualizações
1.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a analise e o controle das atividades financeiras das empresas.
O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro proveniente das atividades operacionais.
Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.
O fluxo de caixa deve ser considerado uma grande ferramenta empresarial, na qual as empresas podem demonstrarem todas as operações financeiras realizadas, bem como possibilita melhores analises e decisões quanto a aplicação dos recursos. É utilizado pare se ter um controle de todos os recursos que foram aplicados num determinado período.
Através do fluxo de caixa, o gestor financeiro poderá saber, mediante o confronto do que foi previsto com o realizado, quais as decisões corretas a serem tomadas quando da falta ou sobra de recursos que a entidade apresentará num determinado período.
As decisões de investimentos dizem respeito aos comprometimentos de recursos necessários para a organização obter, em um momento futuro, algum tipo de retorno. Sejam em ativos circulantes ou permanentes, sejam em ativos financeiros ou em outras empresas, é fundamental decidir que projetos receberão recursos, em que quantidade e quais são os retornos esperados, tendo em vista os objetivos traçados pela empresa e os meios necessários para atingi-los.
O risco e o retorno em qualquer tipo de investimento são as duas faces da mesma moeda. Quanto mais alto o risco, espera-se maior retorno e vice-versa.
Tudo o que é feito hoje, visando um resultado no futuro, está sujeito a algum grau de risco. Atualmente, é considerado fator importante a gestão de riscos em organizações, isso porque o que acontece economicamente em qualquer parte do mundo, reflete direta e imediatamente na economia brasileira. Por isso, a gestão de riscos, serve para minimizar os efeitos desses reflexos econômicos, em que é possível tomar decisões a fim de diminuir esse risco ou aceitá-lo.
O orçamento empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro. O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário.
O orçamento geralmente ocorre nos últimos meses do ano, onde são feitas as projeções para o ano seguinte. A ideia é que a empresa possa acompanhar mês a mês os resultados reais e compara-los com o que foi projetado, realizando assim ajustes de curso quando necessário para que as metas e objetivos sejam alcançados.
No cenário do mundo atual, observa- se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresariais o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que a sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros
...