GURO KAORO ISHIKAWA
Por: Diorginis Moreira • 5/10/2017 • Resenha • 2.323 Palavras (10 Páginas) • 279 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E ÁGRARIAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO E GESTÃO DA QUALIDADE
NOVA MUTUM – MT
2017
ALAYNE KARLA SOUSA OLIVEIRA
DIORGINIS ORMOND MOREIRA
EDER DE SÁ
ERICK SFALCIN
GISELE APARECIDA BARBOSA
GUSTAVO GUIRAU
PAULO FERNANDO ALMEIDA DE ARAÚJO
ISHIKAWA - GURU DA QUALIDADE
Trabalho apresentado à Professora Camyla Piran Stiegler Leitner, no curso de Administração, na disciplina de Planejamento e Gestão da Qualidade; pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Universitário de Nova Mutum - MT, como requisito parcial do método avaliativo em sua disciplina.
NOVA MUTUM – MT
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 4
2 BIOGRAFIA DE KAORU ISHIKAWA...................................................................... 5
3 FORMATO E FOCO NA GESTÃO DA QUALIDADE PARA ISHIKAWA................ 5
4 A QUALIDADE E SEUS ASPECTOS PARA ISHIKAWA..........................................5
5 PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DE ISHIKAWA PARA A GESTÃO DA QUALIDADE................................................................................................................7
5.1 Círculos da qualidade.........................................................................................7
5.2 Diagrama de Causa e Efeito Espinha de Peixe.................................................7
5.3 Organização ou Divulgação das ferramentas de qualidade................................8
5.3.1 Gráfico de Pareto.............................................................................................8
5.3.2 Diagrama de Causa e Efeito (Diagrama de Ishikawa).....................................8
5.3.3 Histograma......................................................................................................8
5.3.3 Folhas de Controle..........................................................................................9
5.3.4 Fluxograma......................................................................................................9
5.3.5 Diagrama de Dispersão...................................................................................9
5.3.6 Controle Estatístico (CEP)...............................................................................9
6 OS DIFERENTES FOCOS ENTRE OS GURUS DA QUALIDADE..........................9
7 A IMPORTANCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES..........10
8 CONCLUSÃO.........................................................................................................11
9 REFERÊNCIS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................ 12
- INTRODUÇÃO
Para análisar processos internos em geração de qualidade Kaoru Ishikawa, formulou o uso contínuo das sete ferramentas da gestão da qualidade, sendo uma delas sua principal motivadora à meticular a causa-efeito de um problema em meio a produção. Trata-se do Diagrama de Ishikawa, ou como preferir, espinha de peixe, isso porque o diagrama tem a estrutura de uma espinha de peixe para conseguir enfatizar graficamente e de uma forma inovadora as causas que levam a tal problema.
Devido a evolução sofrida nas organizações com o passar dos tempos, tornou-se ainda mais relevante se preocupar com a qualidade que rege uma determinada empresa tanto em produtos como também a mão de obra e serviços que as englobam.
A qualidade está nos olhos de cada cliente. A fabricação e os requisitos físicos dos produtos, agora são apenas elementos da qualidade, mas o enfoque se encontra em cada cliente, seus gostos e suas singularidades.
No trabalho a seguir, você conhecerá qual a ênfase usada por Ishikawa na sua contribuição para a qualidade japonesa e mundial. Em resumo, além do diagrama, Ishikawa contribuiu para a melhoria contínua da gestão da qualidade através do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), e Organização e divulgação das ferramentas de qualidade.
- BIOGRAFIA DE KAORU ISHIKAWA
Kaoru Ishikawa nasceu me 1915, em Tóquio, no Japão. Em 1939, formou-se em engenharia Química pela Universidade de Tóquio. Em 1941, ele iniciou sua carreira na área de qualidade na companhia de combustível líquido Nissan. Em 1947, Ishikawa é contratado como assistente na Universidade de Tóquio. No ano de 1960, termina seu doutorado e torna-se professor da Universidade de Tóquio e em 1962 introduziu pela primeira vez o conceito de círculos de qualidade. Nasce oficialmente o Diagrama de Ishikawa.
- FORMATO E FOCO NA GESTÃO DA QUALIDADE PARA ISHIKAWA
Ishikawa enfatizou o lado humano da qualidade, ou seja, para ele era importante reunir grupos para tratar da causa-efeito de problemas, após isso seria o momento de discutir sobre as estratégias, fazendo os colaboradores pensarem sobre os problemas, como eles ocorrem e suas possíveis causas e razões.
Uma de suas frases famosas “é melhor ter gerentes com qualidade do que gerente da qualidade”, retrata que para Ishikawa, o controle total da qualidade é exercido em equipe para satisfazer as necessidades dos clientes. Ele ainda enfatiza que as organizações humanas são o meio (causa) destinado a atingir determinados fins (efeitos).
Outro aspecto que demonstra o lado humano como metodologia na gestão da qualidade era de que Ishikawa promovia a qualidade como grande requisito no mercado internacional, ele difundia na sociedade uma revolução no pensamento de que a cultura da qualidade deveria ser adepta por todas as organizações e pessoas, destacando que a qualidade era fator economicamente mensurável para o pós-guerra, visto que o país se baseava em técnicas estadunidenses na gestão da qualidade, Ishikawa focava a qualidade como grande requisito de crescimento mundial. Assim o Japão tornou-se uma das maiores potencias mundias em gestão de qualidade ainda que o pós-guerra tivesse devastado o país.
...