TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento da Produtividade

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPIRITO SANTO

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GERENCIAMENTO DA PRODUTIVIDADE NA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS LTDA

Colatina

2014

GERENCIAMENTO DA PRODUTIVIDADE NA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS LTDA

Projeto de Pesquisa apresentado à ao Curso Superior em Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Espírito Santo como requisito parcial para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.

Orientador.

Colatina

2014

INTRODUÇÃO

Para que a empresa consiga gerenciar seu setor de distribuição de produtos, a mesma necessita gerenciar também o espaço, o estoque, as pessoas responsáveis e o sistema que fornecerá as informações. Todas essas etapas deságuam em um momento final que é a satisfação do cliente. Para tal, a organização deve além de atender as exigências do consumidor, estar comprometida com a gestão correta dos dados que obtém de sua equipe, principalmente a de distribuição. Sêmola (2003, p. 39) dispõe que a informação, representa a inteligência competitiva dos negócios e ela é reconhecida como ativo crítico para a continuidade operacional e saúde da empresa. De acordo com Stewart (2002, p.31) o conhecimento e a informação estão embutidos cada vez mais em todos os nossos produtos de uso cotidiano.

O presente trabalho apresentará o caso da Distribuidora Caite de Bebidas Ltda, situada no município de Colatina, estado do Espírito Santo. A organização tem como missão comercializar bebidas de primeira qualidade, com agilidade, comprometimento, atendendo aos clientes com a máxima eficiência e eficácia, visando a plena satisfação total dos clientes.

A empresa enfrenta falhas na mensuração da produtividade da equipe do setor de distribuição das bebidas. Percebem-se muitas informações sendo registradas, porém não conseguem ser devidamente aproveitadas tornando-se inúteis. A utilização errada desses dados aumenta os custos com aquisição de sistemas, energia, pessoal, material de expediente não atingindo dessa forma os objetivos almejados. A Distribuidora de bebidas em questão observou um grande desperdício de vasilhames quebrados, falta de devolução desses cascos por alguns clientes, perda de outros e itinerário sem organização e aproveitamento do tempo.

Percebeu-se assim, a necessidade de melhoria da organização de todos os registros já realizados e a implementação de outras informações importantes que pudessem levar a um controle eficaz. Essa atitude poderia trazer benefícios como reposição rápida de vasilhames quebrados, reintegração das garrafas vazias sem comprometer o estoque para as bebidas de retorno, economia nos custos com desperdícios em geral, como por exemplo, combustível em entregas mal organizadas. Dessa forma, encontra-se a problemática do tema: como melhorar o gerenciamento da produtividade da equipe de distribuição? A hipótese apresentada seria a implementação de um sistema de gerenciamento que aperfeiçoasse os dados existentes e os que serão gerados.

Sabe-se que algumas ações implicam em dinamizar os processos através do pessoal envolvido na atividade. É necessário que a empresa tenha claro os seus objetivos. Novaes (2007, p.127) apresenta alguns fatores que podem compor essas metas:

Garantir um nível de serviço preestabelecido pelos parceiros da cadeia de suprimento;

Garantir um fluxo de informações rápido e preciso entre os elementos participantes;

Buscar, de forma integrada e permanente, a redução de custos, atuando não isoladamente, mas em uníssono, analisando a cadeia de valor no seu todo.

Os três itens citados podem ser equiparados aos objetivos que a Distribuidora Caite pretende. Portanto, percebe-se a relação direta que o gerenciamento de informações através de uma ferramenta adequada possibilita manter um nível de qualidade na prestação dos serviços bem como a redução de custos. A tecnologia está a favor de práticas gerenciais em qualquer setor. De acordo com Novaes (2007, p.21):

Nos últimos anos vêm se observando, no mundo, alterações sensíveis nesse processo. De um lado, o uso intensivo da robotização, da informática e da terceirização na produção de componentes tem facilitado, em muito, a flexibilização da manufatura. Hoje, com os instrumentos de gerenciamento da produção e com as técnicas de manufatura disponíveis, é possível atender com mais facilidade as demandas dos varejistas.

Assim, a utilização da informática nos processos estratégicos da organização. Com ações direcionadas corretamente dentro do setor, consequentemente a produtividade poderá melhorar. Beuren (2011, p. 65) diz que, entretanto, observa-se que há uma deficiência de metodologias disponíveis para orientar ou apoiar o processo de gerenciamento da informação, no sentido de torná-lo uma atividade estruturada. Entende-se que o primeiro passo seria a empresa definir onde estão as necessidades e de que tipo são.

A empresa de bebidas Caite diante do problema encontrado, precisa de um sistema que melhore a produtividade da equipe de distribuição. Beuren (2011, p. 71) ressalta que sem dúvida, também nessas tarefas, a interação humana pode aumentar o valor estratégico da informação em todas as etapas do processo de gestão empresarial. O trabalho conjunto entre a equipe e o direcionamento correto da ação, compõe o processo eficaz de produtividade.

Todas essas mudanças de estratégias podem ser consideradas como elementos importantes para a competitividade das empresas. Uma organização que se dispõe a melhorar todos os processos que a compõem, está disposta também a manter-se no mercado e ser lembrada pelos clientes como empresa padrão e conceituada. Portanto por trás de toda a preocupação de se criar novos procedimentos para dinamizar a distribuição dos produtos, otimizar as vendas e atendimentos, existe o intuito de desenvolvimento da empresa.

Segundo John (2008, p.54) para ser competitiva, uma empresa deve ser rápida, ágil, flexível, inovadora, produtiva, econômica e orientada para o cliente. Deve também alinhar sua estratégia do SI com as estratégias e os objetivos gerais do negócio. Assim, ao observar essa passagem, facilmente é possível associar com a empresa em questão, ou seja, a distribuidora necessita adequar todos os setores com os objetivos pretendidos. A organização precisa reestruturar seu banco de dados para que possa aproveitá-lo na melhoria da produtividade. Stair (2011, p.392) afirma que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com