TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Demanda

Por:   •  16/5/2015  •  Dissertação  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento de Demanda

Gerenciamento de demanda é o processo de desenvolvimento de ações eficazes que liguem o ambiente interno da organização e as variareis do mercado competitivo. Gerir, planejar, controlar, comunicar, influenciar e priorizar são características de capacitam as empresas desenvolver sua demanda de maneira organizada e prática.

        A previsão da demanda é fundamental, condiz a uma série de pressupostos de “Como”, “Quando”, “Quanto” e “O que” produzir ou comprar, direcionando segmentos a uma linha de posicionamento estratégico, resguardando acontecimentos cotidianos e futuros. Atualmente, grandes empresas são dependentes dos seus sistemas de previsão que, feitas de maneira erronia, interferem no processo e funções das pessoas. Quanto mais rápido a empresa obter e processar os dados corretamente terá uma vantagem competitiva para garantir o funcionamento do sistema produtivo e cumprimento das promessas de entrega perante seus clientes. As fontes de demanda são afetadas por fatores econômicos, políticos, fiscais, estratégias de preços, alinhamento de produtos, mix de marketing, condições climáticas, modismos, estratégias do negócio, sazonalidade, aleatoriedade e demais condições que podem modificar o comportamento do consumidor, inviabilizar ou facilitar o desejo de compra.

Muitas empresas enfrentam o desafio de ter que lidar com um grande volume de projetos em curso ou em espera, tornando-se difícil de gerir prioridades.

A fábrica do Boticário, localizada no município de São José dos Pinhais, no Paraná, produz 95% dos 550 itens que compõem o mix da marca. O restante - mercadorias como lápis e sabonetes - , são produzidos por empresas terceirizadas. Da fábrica, os produtos seguem para o Centro de Distribuição do Boticário, localizado ao lado da planta industrial onde é feita a armazenagem, separação, montagem e expedição dos pedidos. Sete empresas parceiras transportam os pedidos para seus depósitos regionais, localizados em Curitiba, Campinas, Campo Grande, Rio de Janeiro, Contagem, Brasília e Recife. Nestes locais, é feito o cross-docking dos pedidos que serão distribuídos aos 2.328 pontos de venda da empresa. Cada transportadora é responsável por uma região. Curitiba, por exemplo, atende toda a região Sul e Campinas é responsável por São Paulo.

Essa divisão foi estabelecida em função do número de lojas, do volume de vendas e das distâncias. Os pedidos são montados no dia em que será embarcado e cada região será atendida em um dia específico da semana. Há casos, no entanto, em que ocorre transporte para mais de uma localidade no mesmo dia. O tempo de montagem dos pedidos pode ser de até 24 horas, variando de acordo com a demanda. O tamanho do veículo utilizado depende da região e do período do ano - se possui ou não datas comemorativas, pois influem diretamente no volume de produtos comercializados.

Por uma questão de economia, os pedidos são enviados aos pontos de venda consolidados. Os produtos do Boticário chegam em todo o Brasil e, no total são feitas cerca de 12 mil entregas por mês, totalizando 500 mil de unidades de caixas de entrega mensais e mais de 3 milhões de quilos de mercadorias ao mês.

Bibliografia:

Bertaglia, Paulo Roberto / Logistica e gerenciamento da cadeia de  abastecimento – e.ed. ver, e atual. – São Paulo: Saraiva, 2009.

Artigo: Avon organiza a demanda com 20 campanhas anuais, 15/09/2005: http://www.newslog.com.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com