Gestao da inovcaçao
Por: tiagogama214 • 27/3/2017 • Dissertação • 501 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
Página 1 de 3
Tipos de Inovação:
- Inovação de Produto: Consiste em modificações nos atributos do produto (ou criação de um novo modelo), com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores. Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao “convencional”.
- Inovação de Processo: Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos.
- Inovação de Posição: É o reposicionamento da percepção de um produto ou processo já estabelecido em contexto de uso específico.
- Inovação de Paradigma: Ocorre quando repensamos a forma que olhamos para algo, quando mudamos o conceito de um produto, serviço ou atividade. Exemplo: Introdução de linhas aéreas de baixo custo.
As inovações podem ocorrer de duas formas:
- Incremental: Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio. Exemplo: melhorias em componentes de um produto (computador).
- Radical: Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente. Exemplo: evolução do CD de música para os arquivos digitais em MP3.
Estágios da Inovação Descontínua:
[pic 1]
Ciclo de vida das Organizações:
[pic 2]
- Namoro: início, apaixona-se pela ideia (empreendedor), o problema dessa fase é ficar somente nas ideias;
- Infância: primeiras vendas, há poucos clientes e tem que se virar para vender ( negócio em estruturação. O problema pode ser a empresa não conseguir clientes e recursos para sua sobrevivência.
- Toca toca: vai fazendo, sem planejamento, plano de contas, gerenciada de uma dmaneira não profissional, falta de posicionamento (gestão prematura). Problema: o fundador precisa entender que é preciso dar espaço ao gestor profissionalizado.
- Adolescência: aceita gestores de RH, a empresa começa a se profissionalizar. Problema: não dá poder total aos gestores contrapondo com os fundadores. Deve conquistar a confiança. Além disso, o fundador pode deixar de fazer sua função perdendo o interesse, se afastar da empresa, não acompanhar mais o mercado, se acomodar e perder a capacidade de inovar.
- Plenitude: boa capacidade de inovar e boa gestão, os processos estão alinhados (ex: Apple), equilíbrio dinâmico e harmonia.
- Estabilidae: colheita dos frutos do sucesso, perdeu a capacidae de inovar, acostuma até chegar em um momento que para.
- Aristocracia: a empresa deixa de correr riscos, a solução dos problemas é adiada. Há pensamentos como: “somos os melhores e os clientes precisam de nós”. A gestão financeira da empresa evita riscos e aprofunda em crises derivadas de pouca inovação.
- Burocracia incipiente: não é mais capz de sobreviver no mercado.
- Morte: falência!
“A inovação é o processo de fazer de uma oportunidade uma nova idéia e de colocá-la em uso da maneira mais ampla possível. ”
Desenvolvendo um Modelo de Estratégia de Inovação:
Estratégias para inovação: racionalistas ou incrementalistas
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com