Gestão Empresarial
Por: Alvarojlp • 13/6/2016 • Artigo • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1]
BSC – Balance Scorecard
Francisca Maiara S. Teixeira
Maria Gilmara Araujo
Leonice costa da Silva
Debora Cristina Araujo
Taynã Lira da Silva
Álvaro José Lima Pinheiro
Porto Velho – 2016
- Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar as ferramentas do Balance Scorecard (BSC), o modo de Apoio, Formulação e Implementação de uma estratégia.
Tendo como fundamento principal a integração de pontos que realmente importam para a empresa, levando em conta seus principais indicadores financeiros e não financeiros, que buscam Equilibrar, Monitorar e Controlar. Com isso a empresa utilizará as 4 perspectivas: Financeiras, Procedimentos Internos, Aprendizado e Crescimento e Clientes, para a formular sua Visão Estratégica.
Todos esses procedimentos foram realizados na forma de uma Matriz, que para conseguirmos completar de maneira especifica, direta e objetiva, tivemos que pensar de modo Sistêmico, ou seja, de modo Integrado na Empresa.
2. Introdução
O Balance Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégia que permite integrar diferentes objetivos da empresa para que se obtenha sinergia entres eles.
Este trabalho apresenta uma proposta de planejamento estratégico para a empresa Rondoquimica através da aplicação Balanced Scorecard.
A empresa Rondoquímica, é uma sociedade empresarial limitada e uma indústria de pequeno porte que tem o comercio atacadista de produtos de limpeza como sua atividade econômica principal.
A ferramenta estratégia na Rondoquímica, foi elaborada de acordo com a necessidade real da empresa, foram criados objetivos estratégicos e indicadores nas 4 perspectivas do BSC. Também foram traçadas peças a serem atingidas pela empresa durante determinado período de tempo às quais foram descritas no mapa estratégico da empresa.
O trabalho mostra como a ferramenta BSC aperfeiçoa a criação, implantação e controle da estratégia organizacional, com o intuito de criar mais valor para, o acionista, clientes e funcionários, sempre buscando a atingir o objetivo principal do Balanced Scorecar de alcançar o alimento entre o planejamento estratégico da empresa e as atividades operacionais que ela exerce.
3. Revisão da Literatura
Balanced Scorecard- BSC
O Banlanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo principal o alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e as atividades operacionais que ela exerce, ele é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton que ajuda a planejar e estabelecer metas, de acordo com quatro perspectivas:
Financeira: Está relacionada com o desenvolvimento econômico da empresa.
Clientes: Tem como principal preocupação satisfazer as necessidades dos clientes, visando conquista-los e fideliza - los.
Processos Internos: Identificar os recursos e capacidades da empresa para elevar o nível internos de qualidade.
Aprendizado e Crescimento: Essa perspectiva tem objetivos voltados a capacidade e motivação dos colaboradores.
4. Metodologia
O BSC vem sendo utilizado por grandes corporações mundiais e tem despertado bastante interesse nas empresas brasileiras e ate despertado bastante interesse nas empresas brasileiras e ate mesmo no setor publico. Organizações como IBM, Suzano Papel e Celulose Grupo Gerdau, Petrobras, Oxiteno, Bandeirantes de Energia, Treta-Park, Santista e Embrapa-entre varias outras-já estão utilizando o Balanced Scorecard. O Citibank e a Alcoa, que ganharam o Premio Nacional de Qualidade, também aplicam o BSC como ferramenta de implementação da estratégica. ( TORRES; SERRA;TORRES. pag. 117, 2003)
Os aspectos mais importantes do BSC são a medição de resultados e a utilização de direcionadores que levam a organização a atuar de acordo com suas estratégias. A sinergia e alcançada pela correlação dos objetivos financeiros e estratégicos corporativos com os objetivos dos níveis hierárquicos inferiores. Assim, os funcionários passam a entender como suas ações vão causar impactos nas estratégias da organização.
De acordo com Norton e Kaplan a importância de elaborar o Scorecard descreve a visão de futuro da empresa para toda a organização, criando aspirações compartilhadas, cria um modelo holístico da estratégica mostrando a todos os funcionários como podem contribuir para o sucesso organizacional. Sem esse elo, os indivíduos e departamentos podem ate otimizar seu desempenho local, mas não contribuirão para a realização dos objetivos estratégicos e da foco aos esforços de mudança. Se os objetivos e medidas certos forem identificados, a implementação provavelmente sera bem-sucedida. Caso contrario os investimentos e iniciativas serão desperdiçados.
Conforme Norton e Kaplan medir e importante: O que não e medido não e gerenciador. O sistema de indicadores afeta fortemente o comportamento das pessoas dentro e fora da empresa. Se quiserem sobreviver e prosperar na era da informação, as empresas devem utilizar sistema de gestão e medição de desempenho derivados de suas estratégias e capacidades. Infelizmente, muitas empresas defendem estratégias baseadas no relacionamento com clientes, competências essências e capacidades orgazacionais, enquanto motivam e medem o desempenho apenas com medidas financeiras. O Balanced Scorecard preserva os indicadores financeiros como a síntese final do desempenho gerencial e organizacional, mas incorpora um conjunto de medidas mais genérico e integrado que vincula o desempenho sob a ótica dos clientes, processos internos, funcionários e sistemas ao sucesso financeiro a longo prazo.
5. Discussão dos Resultados
Apresentação da Empresa
A Rondoquímica iniciou suas atividades em Porto Velho, no estado de Rondônia, em 1986, em caráter caseiro e com uma produção ainda incipiente e artesanal.
Em 1989 a empresa fez se primeiro grande passo, estabelecendo-se em um endereço próprio, na Elias Gorayeb, para poder fabricar e comercializar seus produtos. O empreendimento então passou a crescer e se firmar de forma gradual, possibilitando o aprimoramento nos processos de produção e prestação de serviços.
...