Gestão Financeira
Seminário: Gestão Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lrsmarques • 2/9/2014 • Seminário • 536 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/planejamento-e-controle-financeiro/30618/
http://www.administracaonobrasil.com/2012/04/planejamento-e-controle-financeiro.html
Etapa 1
A administração financeira é ampla e dinâmica, pois pode afetar o dia-a-dia das pessoas ou das organizações, financeiras ou não financeiras, pequenas ou de grande porte, sendo assim a administração financeira é um processo constante e de extrema relevância para o mundo dos negócios, pois qualquer decisão a qualquer momento requer conhecimento sobre finanças.
A administração financeira representa quanto o administrador financeiro possui de responsabilidade numa organização, onde as principais atividades desempenhadas pelo mesmo podem ser bem diferenciadas tais como: administração de caixa, administração de crédito, análise de investimento, captação de fundos, planejamento financeiro e orçamento.
O planejamento financeiro é um processo continuo que pode ser avaliado na medida em que a organização se desenvolve, sendo que a cada crescimento organizacional, se identifiquem novas necessidades e oportunidades de desenvolvimento, tanto na forma de agir como na forma de enfrentar os obstáculos financeiros existentes.
Para Zdanowicz (2001, p. 13) “o planejamento financeiro nas organizações ocorre pela necessidade da organização crescer, de forma ordenada e tendo em vista a implantação e a adequação de padrões, princípios, métodos, técnicas, procedimentos racionais e práticas competitivas no tempo”.
Por outro lado o planejamento econômico trabalha com aspectos ligados com a qualidade dos investimentos, partindo da rentabilidade (atratividade), desejada pela organização. O planejamento econômico visa fundamentalmente o retorno sobre o investimento, vislumbrado com o ciclo de produção. No planejamento econômico se analisa a qualidade do empreendimento, que pode ser medida pela taxa de retorno que se obterá pelo investimento, ou se tomará à decisão de se manter o empreendimento até certo prazo ou de fechar por não atingir o retorno econômico esperado.
Como observa Ross (1995):
“O planejamento financeiro determina as diretrizes de mudança numa empresa. É necessário porque faz com que sejam estabelecidas as metas da empresa para motivar a organização e gerar marcos de referência para a avaliação de desempenho, as decisões de investimento e financiamento da empresa não são independentes, sendo necessário identificar sua interação, e num mundo incerto à empresa deve esperar mudanças de condições, bem como surpresas.”
Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%;
outra ação, com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado
o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros
O risco de aplicar a uma taxa de desconto de 12% é maior porem poderá lhe dar maior retorno que a de 6% lhe proporcionaria.
http://www.academia.edu/4569586/Adm_Financeira
Companhia A: o Beta é 1,5, o retorno
...