Gestão Financeira em MPE's
Por: amanda.thalya • 30/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 906 Palavras (4 Páginas) • 184 Visualizações
- QUESTIONÁRIO DE REVISÃO –
7ª ADMINISTRAÇÃO
- Explique com suas palavras o que é a Gestão Financeira em MPE’s e quais seus objetivos.
A gestão financeira em MPE’s tem por objetivo geral orientar as micro e pequenas empresas e empresários em relação ao planejamento, alocação e controlar os recursos financeiros de seus negócios. Apresenta os principais conceitos utilizados pela Administração Financeira, a fim de evidenciar a importância da mesma na gestão das micro e pequenas empresas e motivar empresários para utilização das ferramentas de gestão financeira nos seus negócios.
- Quais as principais funções da Gestão Financeira?
Controle financeiro, tomada de decisões, responsabilidade sobre transações, Análise e Planejamento Financeiro, Captação e Aplicação de Recursos Financeiros, Crédito e Cobrança, Caixa, Contas a Receber, Contas a Pagar e Contabilidade.
3. Quais os principais problemas encontrados pela Gestão financeira?
Não manter a disciplina nos controles financeiros, Não controlar corretamente o Fluxo de Caixa, Ignorar gastos ocultos e pequenas despesas, Vender seus produtos ou serviços por um preço errado e Não medir corretamente o desempenho da empresa.
4. Diferencie Contabilidade e Finanças.
A contabilidade trabalha junto com o empresário, Gera índices e influencia toda a gestão; Por meio do DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), aponta lucros e prejuízos, Influência diretamente toda a tomada de decisão.
Já o gestor financeiro trabalha para garantir que as contas sempre fiquem no azul, Respalda a tomada de decisão, É também um trabalho de monitoria, Acompanha a execução de planos de ação traçados, Faz tracking constante do fluxo e controle de caixa, Possui rigor para pensar nos números, perspicácia para os processos e sensibilidade com as pessoas.
5. O que é o fluxo de caixa? Qual o seu objetivo?
É um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.
O objetivo dessa ferramenta é apurar e projetar o saldo disponível para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação ou eventuais gastos.
6. O que é o equilíbrio financeiro? Quais estratégias a empresa pode adotar para alcançar o mesmo?
Equilíbrio financeiro é um conceito utilizado em administração e finanças para análise da estabilidade de uma empresa e não é mais do que um ajustamento do fluxo de caixa.
Elaborar um planejamento financeiro detalhado; desenvolver um plano tático, reservar o capital de giro, acompanhar o fluxo de caixa, cuidar da gestão de caixa e dos empréstimos, gerenciar as contas a pagar, avaliar a rentabilidade da empresa, entre outros.
7. Quais os três principais relatórios utilizados pela Gestão Financeira?
DRE, Fluxo de caixa e outros relatórios.
8. O que são os índices de liquidez? Cite e explique cada um deles.
Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.
Liquidez corrente
Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativas Circulantes e Passivo Circulante.
Liquidez Seca
Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.
Liquidez Imediata
Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa.
...