Gestão da Produção, Operações e Logística
Por: Ulisses Silva • 28/2/2019 • Resenha • 584 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Gestão da produção, operações e logistica
Professora: Janaina Santos
Aluno: José Ulisses da Silva
Exercício para reposição de falta e complemento de nota
1. Resumo referente as mudanças sofridas no processo de formulação dos custos logísticos, partindo da criação do frete mínimo.
Aborda os pontos abaixo:
• De que forma isso irá impactar nas operações atuais já planejadas em processos de execução e nos planejamentos futuros (Como estas mudanças refletira no consumidor final)
• Como podemos nos tornar competitivos no mercado diante da igualdade de preços (custos logísticos)
• Quais os principais pontos devemos levar em consideração para termos um nível de serviço diferenciado no mercado competitivo.
A variação no preço do óleo diesel foi o principal motivo para a mudança necessária nos processos logísticos com a criação do frete mínimo, o tabelamento do frete é um assunto que tem divido opiniões. De um lado, a tabela de frete da ANTT aliviou os transportadores que sinalizam a necessidade de aumentarem as receitas, tendo em vista o encarecimento dos custos de operação. Do outro lado, os embarcadores se mostram insatisfeitas com a nova tabela de frete, afirmando que as novas referências encarecerão não somente os processos produtivos, mas, a comercialização de seus produtos.
Segundo um parecer do Ministério Público a decisão de adotar frete mínimo prejudica a economia, reduz a competitividade e a produtividade e eleva preços ao consumidor. O impacto na economia ocorreria “em razão do acréscimo dos custos logísticos, com possíveis impactos negativos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e a balança comercial”, e a elevação do frete mínimo seria absorvida pelos consumidores. O agronegócio, um dos principais clientes de frete rodoviário avalia que a proposta de preços mínimos para o frete de cargas tende a elevar os custos tanto para produtor quanto consumidor, gerar informalidade no segmento, encarecer outros modais logísticos e impactar a própria produção de commodities do país.
Mas como se tonar mais competitivo diante da igualdade de preços? Devemos pensar em ser reconhecido pelo valor e não pelo preço, uma iniciativa seria identificar as frustrações do nosso publico alvo e as fraquezas de nossos concorrentes e oferecer a nossos clientes o que falta, Seja desconto no preço, qualidade nos serviços prestados, atendimentos, estruturas físicas, prazos, entre outras estratégias, a questão é tentar se diferenciar de seus concorrentes.
E para se diferenciar diante da igualdade de preços, devemos oferecer um serviço melhor ou diferente do que os demais concorrentes. Até porque sempre existe uma maneira melhor e diferente de se fazer a mesma coisa e podemos identificar às expectativas dos clientes, uma vez descobertas as expectativas, é preciso efetuar o ajustamento dos serviços às mesmas, isto em níveis,
...