Gestão de Custos e Preços Pesquisa de Mercado e comportamento do consumidor
Por: glauciadossantos • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.541 Palavras (7 Páginas) • 253 Visualizações
POLO UNIDERP AMERICANA / CURSO SUPERIOR DE
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL
Nome RA
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
Planejamento de Vendas
Gestão de Custos e Preços
Pesquisa de Mercado e comportamento do consumidor
TUTOR PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
2. SITUAÇÃO ATUAL 3
• Preço 3
• Consumidor 3
• Concorrentes 3
2.1 Descrição Técnica do Produto/Informações: 4
• Características Geográficas da área de atuação 4
• Características Demográficas 4
• Características Psicográficas 5
3. ANÁLISE DE OPORTUNIDADES 6
• Prontos Fracos: 6
• Pontos Fortes: 6
• Oportunidades: 6
• Ameaças: 6
4. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS 7
• Objetivos Quantitativos: 7
• Objetivos Qualitativos: 7
5. PROGRAMA DE AÇÃO, CONTROLE E ACOMPANHAMENTO 8
• Planos de ação: 8
• Resultados: 8
6. RESUMO 9
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
No contexto onde as organizações estão inseridas, com transformações intrínsecas no mercado, há uma busca incessante por instrumentos que possam otimizar processos, elevar a competitividade e a flexibilidade das organizações.
0 planejamento de vendas contribui para que esses aspectos sejam atendidos, por ser uma área de estudo voltada a desenvolver práticas que favoreçam a venda de produtos e serviços que estejam de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.
Há pouco tempo atrás, o gerente de vendas era um homem preocupado em gerenciar negócios, apenas preocupado em fechar vendas. Hoje, com o mix de produtos e multinegócios ele deve ser um estrategista, e ao mesmo tempo planejando e tomando decisões. O profissional de vendas deverá ser qualificado para planejar, dirigir e controlar as atividades da força de vendas.
O vendedor deste século é dotado de competência e capacidade para auxiliar seu cliente a ter uma visão do futuro para o desenvolvimento de seus negócios. Esta é uma atitude que conquista a confiança do cliente que sempre buscará a orientação do vendedor em caso de necessidade em relação ao produto adquirido ou a ser adquirido.
Com a aquisição de uma marca Y, por nossa Holding, optaremos por trabalhar com a marca de nossa empresa (marca X), com as classes AB e B, conforme nossa pesquisa, e usaremos para a marca Y, um publico com nível classe C.
Dentro deste contexto, disponibilizamos aqui um estudo onde especificamos nossa opinião e os argumentos conforme segue nos passos seguintes para que nossa empresa tenha uma melhor visão em relação aos novos produtos a serem incorporados em nossa linha.
Usaremos nossa própria estrutura organizacional existente e adaptaremos os novos produtos da marca Y como uma nova oportunidade de negocio para nossos clientes, mostrando as vantagens do novo produto frente ao mercado com público com perspectivas altas de êxito.
A partir de estudos realizados por nossa equipe, constatamos e definimos que iremos trabalhar a segmentação de mercado:
COMPORTAMENTAL:
Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto:
Neste caso constatamos que por motivos variados as pessoas compram os produtos em lojas centralizadas, com numero alto de itens que se suponha ter um beneficio na hora da compra e preços acessíveis. Portanto optaremos por lojas como conveniências, supermercados, hipermercados, varejos, além de atacados.
Ocasião de compra: È muito comum estabelecer-se uma distinção entre o público alvo, pois na maioria dos casos as pessoas que consomem o produto Y está em horário de trabalho, em viagens de lazer, lanche na escola, portanto privilegiando aí o preço do produto na maioria da vezes.
Benefícios procurados: para um mesmo produto as motivações de compra dos consumidores podem apresentar muitas diferenças; por exemplo, na compra de uma pasta de dente, pode haver quem procure o tratamento das gengivas, ou o branqueamento, ou o sabor, ou ainda o preço baixo. Estas diferentes motivações podem dar lugar à criação de produtos especificamente destinados ao grupo que apresenta cada uma destas preocupações e eventualmente, até a combinação de algumas delas o que é o caso de nossa nova marca Y, suprirá esse público da classe C, com produtos acessíveis, de fácil acesso e com preços compatíveis.
Utilização: Os clientes com maior volume de compra terão benefícios e condições especiais. Também premiaremos a fidelidade, para consumidores individuais, empresas de varejo, atacados em geral.
Atitudes: relativamente a um produto existem sempre atitudes diferentes por parte dos potenciais consumidores, assim, existem aqueles que desconhecem o produto, aqueles que apenas conhecem a sua existência, outros que estão bem informados e a quem o produto interessa, e ainda aqueles que estão desejosos de o adquirir num futuro próximo. Todas estas atitudes podem dar origem a programas de marketing específico, traçado com forte exposição da marca Y na mídia.
Portanto definimos como sendo a classe C nosso alvo, pessoas com idade entre 15 a 40 anos que são de acordo com a pesquisa um publico com perfil considerado ótimo para nosso negócio, com perspectivas de crescimento nesta faixa etária.
PONTOS
...