Gestão de Operações e Logística
Por: Poliana Agata • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 726 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
Questão 1: Faça uma breve descrição e avaliação de dois serviços públicos importantes: transporte e limpeza urbana. Descreva os elementos que compõem o pacote desses serviços e a qualidade oferecida. Aponte as medidas que seriam, em sua opinião, necessárias para melhorá-los.
Definindo o transporte público como o “transporte público não individual, realizado em áreas urbanas, com características de deslocamento diário dos cidadãos” (BORGES, 2006), pode-se afirmar que estes são extrema necessidade para a sociedade, uma vez que vivemos em aglomerados cada vez maiores de pessoas, nos quais grande parte da população precisa se locomover pela metrópole ou para fora dela, a fim de suprir suas necessidades de lazer, trabalho, educação, etc.
Avaliando o transporte público no Brasil, percebe-se que a qualidade do serviço prestado não é alta. Os maiores problemas são:
Más condições dos veículos: boa parte da frota é constituída de veículos antigos, os quais apresentam defeitos durante as viagens – comprometendo o transito –, além de carecem de equipamentos que forneçam conforto – como ar condicionado, por exemplo;
Superlotação: costumam circular próximo ao limite da capacidade máxima de passageiros;
Lentidão: em virtude do trânsito e da escassez de veículos, acabam por se tornar demorados no seu deslocamento;
Irregularidade: por vezes são constatados como irregulares pelos órgãos de fiscalização durante avaliações dos mesmos.
Todos esses fatores afetam a percepção do passageiro quanto à qualidade do serviço, o qual julga que o valor cobrado não corresponde ao serviço prestado. Àqueles que têm condições favoráveis para optar pelo transporte particular o faz, com vistas à aquisição de maior conforto e rapidez no seu deslocamento.
Apesar da complexidade do serviço, é possível implementar soluções visando alcançar a melhoria do serviço prestado, dentre elas:
Captar verbas através da criação impostos para investir em melhorias do trânsito e subsídios financeiros do transporte público. Assim, o valor total dos custos fica repartido entre toda a sociedade;
Estipular no contrato de concessão a renovação da frota em determinado período de tempo, com veículos que ofertem maior conforto aos usuários;
Criar corredores exclusivos para a circulação de veículos que prestem serviços de transporte públicos;
Investir em outros modais além do rodoviário, com a finalidade de desafogar o trânsito;
Incentivar a população a utilizar menos o transporte individual;
Quanto ao serviço de limpeza urbana, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal diz que tal serviço engloba a “coleta, remoção e o transporte dos resíduos sólidos domiciliares; a varrição e limpeza de vias e logradouros públicos; a remoção e transporte de resíduos das atividades de limpeza”, dentre outras atividades (ADASA, 2016).
A população em geral e as instituições instaladas nas sociedades produzem diversos resíduos diariamente e cada vez em maior
...