Gestão de Pessoas
Por: Manuel1959 • 1/4/2016 • Dissertação • 27.282 Palavras (110 Páginas) • 304 Visualizações
[pic 2]
MBA - GESTÃO DE NEGÓCIOS
MÓDULO: Gestão de Pessoas
Ms. Elaine Borges Monteiro Cassiano
CULTURA ORGANIZACIONAL
Entre os vários conceitos de cultura organizacional existentes, temos abaixo o de Schein(1997, p. 290) por ser um dos mais ricos e que mais se aproxima do entendimento da AERH, conforme segue:
“Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básico que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que , por ter sido suficientemente eficaz , foi considerado válido e repassado aos demais membros como maneira correta de perceber , pensar e sentir em relação aqueles problemas”(SCHEIN, 1997, p. 290)
A cultura organizacional está intimamente vinculada ás premissas básicas que fundamentam os objetivos gerais e as políticas de uma organização , a cultura condiciona, portanto, as políticas que orientam as ações e decisões.Uma cultura bem definida garante consistência e harmonia nas decisões, proporcionando ,melhores condições para alcançar as metas.(SCHEIN, 1985,p. 230)
Conjunto de valores em vigor numa empresa, suas relações e sua hierarquia, definindo os padrões de comportamento e de atitudes que governam as ações e decisões mais importantes (SCHEIN, 1985, p. 230)
Toda organização tem normas informais de conduta. Essas normas de conduta constituem uma legislação de usos e costumes que definem o comportamento correto. As normas de conduta podem coincidir ou conflitar com a legislação oficial da organização. As pessoas muitas vezes criam códigos próprios que ratificam ou anulam os regulamentos oficiais, assim como há leis que “ pegam ou “não pegam”. (MAXIMIANO, 2000, p. 106)
As normas de conduta podem definir vários aspectos da vida nas organizações, tais como:
Qualidade e quantidade da produção
Disposição para colaborar ou não com a administração
Comportamento ético
Forma correta de se vestir
O horário em que vamos realmente trabalhar.
(MAXIMIANO, 2000, p. 106)
Mas para Cardella (1999, p. 49) cultura organizacional, é caracterizada por um complexo de padrões de comportamento, crenças e valores espirituais e materiais, transmitido coletivamente.
Todos sabemos que cultura faz parte da maneira que pensamos, vivemos, dos nossos costumes crenças, atitudes, hábitos, linguagem que influencia em tudo que fazemos.
Abaixo segue a descrição dos componentes da cultura:
1.Valores: São crenças e conceitos que moldam o contorno cultural de um grupo, estabelecendo padrões de comportamento, de avaliação e de imagem. Em uma organização, o sistema de valores baliza e demonstra claramente quais as prioridades e o caminho que a empresa normalmente deseja seguir na busca dos seus objetivos.
2.Ritos: praticados com a finalidade de perpetuar, no dia-a-dia, os valores organizacionais e tornar a cultura mais coesa.
3.Mitos: são figuras imaginários , geralmente oriundas da interpretação de fatos não concretos e que são utilizados para reforçar crenças organizacionais com o intuito de manter certos valores históricos.
4.Tabus: no processo cultural e os tabus têm a função d orientar comportamento e atitudes, principalmente enfocando questões de proibição ou de coisas não bem vistas ou não permitidas.
Porém Cardella,( 1999, p.49) diz toda organização é constituída por um complexo de padrões de comportamento, crenças e valores espirituais e materiais, transmitidos coletivamente, formado pelas expressões do grupo social.
Como desenvolver a Cultura Organizacional
A maneira geral de desenvolver os processos de trabalho em uma organizacional depende muito do que foi feito desde o início de sua criação e do grau de sucesso obtido com o desempenho organizacional. Isso nos conduz a fonte primária da cultura organizacional: os fundadores da empresa. Outro aspecto determinante no desenvolvimento de uma cultura organizacional é o processo de socialização.
Os fundadores de uma empresa, tradicionalmente, são os responsáveis pela formação e assimilação dos valores e pressupostos iniciais na criação da cultura dessa organização. Os fundadores tendem a contratar e manter os funcionários que pensam e percebam “as coisas”da mesma maneira que eles. Procuram doutrinar e socializar os funcionários de acordo com suas formas de pensar e agir.
Para se desvendar a cultura de uma empresa é necessário que se analisem os seguintes aspectos.
- Qual o histórico da organização, desde o seu momento de criação, o papel do fundador, como os obstáculos e conflitos foram resolvidos.
- A relação da organização com o ambiente da empresa com o ambiente externo, isto é, verificar se a relação é de dominação, submissão ou de harmonia. Identificar que dimensão desse ambiente são focalisadas pela empresa(dimensão econômica, política, sociocultural, para isso podemos fazer as seguintes perguntas: Quais são suas metas futuras? Sua empresa se vê como dominante e adaptada a um nicho específico do mercado? Ou é uma empresa que aceita de forma submissa o que o ambiente determina?
- Quais as características do processo de socialização de novos membros, deve-se analisar os valores e comportamentos que estão sendo transmitidos aos novos funcionários.
- Quais são os valores transmitido nas políticas de Recursos Humanos.
- Como se desenvolve o processo de comunicação desde a criação da informaçào, sua transmissão e cristalização dentro da empresa.
- Como se desenvolvem os processos decisórios. As decisões são tomadas individualmente, em grupo, são rápidas, são lentas, são tomadas formalmente ou informalmente.
- Como se desenvolbe a organização no processo de trabalho e as relações de poder dentro da empresa.
Gestão da Cultura organizacional
...