Gestão de Pessoas
Por: jessicabrasil • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Tubarão
2014
1. INTRODUÇÃO
O aprendizado para a humanidade sempre exerceu importante papel no que diz a respeito ao desenvolvimento dos povos, seja ele social, profissional e em todas as outras áreas da dinâmica do ser humano. Com as mudanças rápidas surgiu a exigência do individuo de adaptação com o desenvolvimento da tecnologia, telecomunicação, impondo as pessoas o acelerado cotidiano. No campo cooperativo isso não tem sido diferente, a distancia diminuiu e é possível estabelecer uma negociação com países ou pessoas em qualquer lugar do planeta em tempo instantâneo.
Conforme Guns (1998, p 7), destaca que “Muito tem sido escrito a respeito do impacto da era da informação sobre as organizações. Executivos, gerentes e trabalhadores de linha de frente enfrentam, igualmente quantidades gigantescas de informações”.
A busca pelo conhecimento e aprendizado passa a ser um fator importante dentro das organizações e indivíduos, evidenciando a necessidade de criar e inovar tarefas e atitudes no cenário atual.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Aprender é um processo que implica entendimento do passado para evitar a repetição de erros, capacitação no presente e preparo adequado para o futuro (Senge, 1998).
Esse processo possibilita as empresas transferir o aprendizado existente em cada individuo e todo conhecimento que advir dele para a esfera coletiva e consequentemente para a esfera organizacional.
Huber (1991, p.89), afirma que uma entidade aprende se, por meio do processamento de informações, o âmbito de seus comportamentos potenciais se modifica “ (...) uma organização aprende se qualquer de suas unidades adquire conhecimento que ela reconhece como potencialmente útil para a organização”.
A aprendizagem organizacional é o acúmulo de variados conhecimentos que permite à organização criar o seu próprio modelo de gestão, treinando e educando seus colaboradores a fim de que todos cheguem a um objetivo comum: resultados positivos.
Esse tipo de aprendizagem se dá de várias maneiras: através de experiências positivas ou negativas de outros profissionais, líderes e subordinados, onde os colaboradores podem refletir sobre seus erros e acertos e formular uma estratégia para evitar que eles se repitam e também traçar um caminho rumo aos bons resultados;de acordo com a cultura e valores de cada organização;através do cumprimento efetivo de tarefas e do desenvolvimento de cada profissional; através do entendimento ampliado de toda a empresa e seus processos, através das informações compartilhadas e também de acordo com a observação de outras empresas na busca de melhores práticas.
Essas aprendizagens são de extrema importância no ambiente de trabalho, pois é a partir da mistura de todos esses conhecimentos que os profissionais e colaboradores podem crescer e se desenvolver efetivamente para o alcance de metas e resultados positivos.
APRENDIZAGEM INDIVIDUAL
Aprendizagem individual é qualquer mudança sistemática no comportamento individual ocorrida ao longo de certo período de tempo e que se completa quando o indivíduo atinge um padrão estável de comportamento.
Conforme Kim (1993, p.67) é “um ciclo onde a pessoa assimila uma nova informação, que em contato com a memória existente de suas experiências anteriores, desencadeia uma postura diferenciada sobre suas ações futuras”.
Le Boterf (LE BOTERF, 1994 in FLEURY, 2004) , vem definir competência, como um resultado do cruzamento de três eixos, a formação da pessoa (em sua biografia e socialização), sua formação educacional e sua experiência profissional. A competência, está associada a montante pela sua aprendizagem e formação, e a jusante pelo sistema de avaliações que é submetida a pessoa. Entretanto tais conceitos apontam para uma competência essencial, dentro da empresa, ou da organização em que está inserido. A aprendizagem organizacional vem a contribuir para que o indivíduo se adapte a empresa em sua organização e sua dinâmica de crescimento.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Atualmente o conhecimento é considerado o trunfo competitivo para as organizações. Devido as mudanças, as organizações passam por diversas mudanças, deixando o futuro inesperado e o presente em processo de adaptação
...