Gestão de Pessoas
Por: FernandaCCosta • 29/6/2017 • Trabalho acadêmico • 836 Palavras (4 Páginas) • 412 Visualizações
GESTÃO DE PESSOAS II
ESTUDO DE CASO / ATIVIDADES EM GRUPO
Estudo de caso em RH: Empresa de Limpeza Carter
Motivar o comportamento prudente
- Como a empresa deve agir sobre a identificação de situações de risco que precisam ser corrigidas?
- Seria aconselhável a empresa estabelecer um procedimento para triagem de pessoas propensas a acidentes? Como isso deve ser feito?
Sim, a empresa deve incentivar o comportamento prudente, realizando a triagem e mapeamento dentro da mesma e observando quais situações os funcionários podem estar expostos a situações de riscos em cada cargo dentro da empresa, observando a periculosidade e insalubridade do funcionário ao desempenhar aquele cargo, para que assim possa desenvolver métodos preventivos a possíveis acidentes.
- Em geral, o que você sugeria aos donos da Cartes para que conseguissem comportamentos mais prudentes no trabalho por parte de todos os empregados?
- Descreva detalhadamente como você motivaria o uso dos óculos pelos funcionários.
Atividades em grupo
- Existem pessoas propensas a acidentes? Desenvolva a sua resposta por meio de exemplos reais de pessoas que você conhece que pareciam ser propensas a acidentes em alguma atividade.
Sim, existem muitas pessoas propensas a acidentes, principalmente as pessoas mais dispersas e irresponsáveis, pois se age de alguma dessas formas corre sério risco. Também a falta de conhecimento, que pode causar algum acidente por operar algo, ou agir de forma errada inconscientemente. A vários exemplos em nosso dia-dia de pessoas propensas a sofrer acidente de trabalho ou qualquer outro acidente, esses dias no jornal MT TV, apareceu uma matéria, que mostrou um motorista de ônibus usando o celular enquanto dirigia, além de ser responsável pela própria vida, ele era responsável de muitas outras pessoas. Ao sair de casa temos mais exemplos, pintores que trabalham em andaimes sem o cinto de segurança, correm risco de acontecer algo. Pessoas que não usam os EPI’s são muito propensas a acidentes, pessoas que operam maquinas pesadas e caminhões têm sempre que prestar muita atenção, pois se forem desatentos, acidentes graves podem acontecer, assim como vemos frequentemente nos jornais. Para finalizar, uma pessoa de onde trabalho é muito desatenta e propensa a acidente, ela anda mexendo no celular, há algumas semanas, fazendo isso, ela esbarrou em um estagiário que estava carregando caixas acima de cabeça, ocorrendo à queda de todas elas, e resultando papeis espalhados para todo lado.
- Compile uma lista dos fatores que criam estressa disfuncional para você, no trabalho ou na escola. Que métodos utilizar para lidar com o estresse.
Muitos fatores ligados ao estresse no trabalho têm a ver com o ambiente em que ele acontece, por exemplo, algum chefe desrespeitador, ou trabalhar com equipamento de baixa qualidade. No trabalho de um escritório, a uma lista de fatores que criam estresse em seus funcionários, começando por trabalhar sobre pressão; sempre com os prazos apertados; depender de outros funcionários não muito competentes; trabalhar com sistema de informação lento; maquinas antigas com poucas funcionalidades e agilidade, agilidade essa, exigida no próprio trabalho; falta de equipamentos; sofrer assedio; falta de estabilidade no emprego, tudo isso causa um clima muito tenso no ambiente de trabalho, e o estresse e suas consequências podem ser sem precedentes.
...