Gestão de Pessoas
Por: Karol P. • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.034 Palavras (9 Páginas) • 152 Visualizações
1. Palavras/expressões chave
· Grupo é: união de duas ou mais pessoas que interagem entre si a fim de alcançar objetivos.
· Grupo formal é: um agrupamento definido pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas.
· Grupo informal é: um agrupamento entre as pessoas que é estabelecido naturalmente pela interação entre indivíduos que se desenvolve espontaneamente pelas necessidades sociais de vínculo, acolhimento e participação.
· As principais propriedades dos grupos são: os papéis, as normas, o status, o tamanho, a coesão e a diversidade.
· Os passos do processo de desenvolvimento de grupos são: 1. Etapa de formação; 2. Etapa de tormenta; 3. Etapa de normatização; 4. Etapa de desempenho; 5. Etapa de ruptura.
· Equipes são: agrupamentos de dois ou mais pessoas que atuam de modo interdependente para atingir o mesmo objetivo, comum a todos.
· Sinergia é: o efeito resultado do esforço de vários agentes quando trabalham em função de um determinado objetivo comum.
· Poder é: a capacidade de influenciar o comportamento de indivíduos ou grupos conforme interesses próprios.
· As principais fontes de poder são: o poder de coerção, o poder de recompensa, o poder legítimo, o poder de especialista e o poder de referência.
· Política organizacional é: caracterizada por ações políticas que utilizam poder de forma a concretizar objetivos particulares ou de subgrupos dentro da organização.
· Liderança é: a habilidade de influenciar o comportamento de outras pessoas ou grupos para a realização de um objetivo comum.
2. Questões chave
1. Todos os grupos possuem certas propriedades que influenciam o comportamento dos participantes e a eficiência em atingir os objetivos. Diversas obras da área de comportamento organizacional concordam que as principais são: os papéis, as normas, o status, o tamanho, a coesão e a diversidade. Explique como cada uma delas se relaciona com a dinâmica de funcionamento do grupo.
O papel determina e influencia a forma como alguém deve agir dentro de um grupo. Um determinado grupo estabelece diferentes papeis para diferentes indivíduos. Alguns dos papéis incluem o de líder, controle, auditoria etc. As normas dizem respeito à conduta dos indivíduos, como por exemplo qual é o comportamento aceitável e como se deve agir em determinadas situações. O status refere-se a uma hierarquia tanto entre diferentes grupos quanto entre membros de um mesmo grupo. Dessa forma, o status é uma forma de motivação, pois estimula os participantes do grupo a quererem subir nessa hierarquia. O tamanho de um grupo também está diretamente ligado à forma como ele funciona. Grupos menores tendem a funcionar mais rapidamente, já os maiores, por possuírem mais individualidades, podem se beneficiar da criatividade, da inovação etc. Assim, deve-se formar um grupo de tamanho adequado ao que é proposto e de acordo com os objetivos de sua criação. O relacionamento entre os indivíduos de um grupo é um fator de extrema relevância para seu funcionamento. Por isso, a coesão de um grupo deve ser considerada: grupos menores tendem a ser mais coesos, assim como grupos nos quais os indivíduos trabalham juntos há mais tempo. Relacionada à coesão, a diversidade diz respeito ao nível de similaridade de traços como personalidade, valores, experiências etc entre os membros de um grupo. A diversidade, assim como o tamanho, pode atuar tanto a favor quanto contra os interesses do grupo: coletivos com maior diversidade tendem a achar soluções mais criativas (exigindo mais tempo e desgaste), enquanto grupos com um grau menor de diversidade geralmente chegam a um consenso mais rapidamente.
2. Diferencie grupos de equipes de trabalho.
Grupos referem-se a um agrupamento de pessoas que possuem competências e habilidades semelhantes e compartilham o mesmo espaço de trabalho. Ao estabelecerem as metas a serem atingidas, as atividades são realizadas de forma individual, pois um trabalho não depende dos outros. Já em uma equipe de trabalho, as pessoas agem em busca de um objetivo em comum a todos, isto é, os profissionais não realizam suas atividades de forma individual e o trabalho de um integrante complementa o que foi executado pelo outro, sendo que a cooperação de todos garante que o resultado desejado seja alcançado. Em suma, nos grupos, os indivíduos não têm necessidade de se engajar num trabalho coletivo que precise de um esforço conjunto, existe apenas um compartilhamento de informações para ajudar cada membro com sua própria responsabilidade, não existindo a atitude de colaboração mútua capaz de aumentar o nível de desempenho geral. Já em uma equipe, as pessoas se unem em um esforço coordenado, onde cada um ajuda o outro e a responsabilidade é de todos, de forma que os esforços de cada indivíduo resultam em um nível de desempenho maior do que o das entradas individuais.
3. Descreva as principais características das equipes efetivas.
De acordo com Robbins (2005) e Chiavenato (2005), os principais fatores relacionados ao sucesso de uma equipe são: • Aspectos referentes ao contexto de trabalho (tudo aquilo que circunda a equipe, como o ambiente, os recursos, a política empresarial etc.). Para que uma equipe seja efetiva, esses âmbitos precisam ser satisfatórios e adequados. O desempenho da equipe é ligado aos recursos oferecidos a ela. • Aspectos referentes à composição da equipe: é necessário que haja conhecimento para que os membros possuam as habilidades necessárias para o desempenho de uma tarefa. Além disso, deve-se atentar-se às personalidades pessoais e aos objetivos finais, para que seja possível determinar se uma equipe deve ser grande, pequena, diversa, não diversa etc. • Aspectos referentes ao projeto de trabalho devem ser levados em conta, como a liberdade, a autonomia, a variação das tarefas, a distribuição de tarefas significativas e a identificação dos membros e da equipe com a tarefa. • Simultaneamente a todos esses aspectos, há ainda o processo de trabalho, onde se deve assegurar o comprometimento, o desempenho e o rendimento da equipe. Nessa etapa, deve-se estipular os objetivos de trabalho, as metas (semanais, mensais etc) e também gerenciar relações interpessoais.
4. Por que as teorias de liderança focada nos traços foram sendo substituídas pelas teorias contingenciais ou situacionais
...