TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  10/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de pessoas

Módulo:

Aluno:

Turma:

Introdução

A liderança é um assunto muito importante nas organizações e o desenvolvimento dessa poderosa ferramenta de gestão pode levar a organização à objetivos ddesejados e o sucesso em suas empreitadas.

Essa atividade tem como objetivo apresentar 5 diferentes estilos de liderança que podemos encontrar em uma organização, bem como uma análise de cada um desses estilos. Será abordado as principais características de cada estilo, as vantagens e desvantagens na atuação de cada um e os estilos mais encontrados nas organizações no desenvolvimento, bem como a conclusão do tema abordado e as refrencias bibliográficas utilizadas na elaboração da análise.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Podemos definir liderança como a habilidade de influenciar as pessoas para alcance de um objetivo. A partir disso pode-se definir que cada pessoa que está no papel do líder, exerce esse papel com um estilo, atuando de certas maneiras com seus subordinados para chegar nesses objetivos. Vamos analisar 5 estilos de liderança mais encontrados e que são base para outras teorias e estilos.

Segundo os estudos e teorias de Kurt Lewin (1973), temos basicamente os seguintes estilos de liderança: Autocrático, Participativo ou democrático e Liberal. A partir deles, se desenvolvem outros estilos mais específicos mas que contém características desses três estilos básicos.

Autocrático

Estilo de liderança em que o líder toma as decisões sem a participação da equipe, atua de forma centralizada nas decisões e informações, impondo suas ideias ao time, é rígido o controle sobre processos e as pessoas, chegando a interferir nas atividades das pessoas. É muito focado em resultados gerando grande pressão na equipe. O líder autocrático é altamente autoritário e a ênfase está nele e não na equipe. Ele é geralmente mais temido do que respeitado, não gerando bom clima organizacional.

Esse estilo de liderança funciona melhor em grupos que estão despreparados para as atividades que desempenham e pode gerar bons resultados fazendo com que as equipes produzam bastante, uma vez que esse é o foco desse líder, tomando a frente de tudo dentro da equipe. Esse tipo de líder funciona bem em situações em que é necessário maior velocidade de decisões.

Já o estilo autocrático não funciona bem em equipes mais preparadas e maduras em seus escopos, gerando grande desmotivação nesse tipo de equipe. Os conflitos são rotina com esse tipo de liderança, devido à grande pressão que a liderança exerce e pouco espaço para diálogos e discussões. Geralmente as equipes lideradas por esse estilo de líder tem alto turnover, baixa criatividade e inovação devido a centralização e pode ocorrer grandes problemas pela alta necessidade da presença do líder. Esse líder também encontra barreiras para com o comprometimento de sua equipe.

Geralmente encontrado em empresas mais antigas ou quando o dono da empresa é o líder direto de um time, onde se tem um déficit de conhecimento de gestão de pessoas.

Participativo ou democrático

É o estilo de liderança em que a equipe se torna muito presente nas decisões junto ao líder, bem como em definições de processos e métodos de trabalho. Essa liderança utiliza a bidirecionalidade comunicativa e da cooperação de seu time considerando a sua maturidade e poder de participação, motivando-os dessa maneira. O líder utiliza de muito feedback para suas decisões, incentiva seus liderados para alcance dos objetivos, promove integração de seu grupo, alia os interesses da organização com sua equipe e é bem próximo dos membros da equipe. Esse líder é geralmente bem respeitado e admirado pelos seus subordinados e atua geralmente pela força do exemplo.

A presença desse tipo de liderança favorece um bom clima organizacional e funciona bem com equipes mais maduras e prontas para essas responsabilidades, uma vez que a participação de cada membro se torna importante para as decisões. A equipe se torna comprometida com os objetivos mais facilmente e tem baixa dependência da presença do líder. Geralmente os graus de criatividade e inovação tendem a serem maiores pois não reprimem ideias e conceitos do time pela abertura ao diálogo.

Um dos pontos fracos desse tipo de liderança é a demora na tomada de decisões, o que faz com que em algumas situações não seja adequada devido a esse maior tempo de resposta, pois o processo democrático pode ser mais lento. Outro ponto negativo também é a alta dependência de informações e experiência dos membros das equipes.

Em um mundo cada vez mais dinâmico, a participação do time se torna um bom meio de chegar a melhores resultados com mais informações e mais dinâmica para tomar decisões, por isso esse é um estilo de gestão muito encontrado nas gestões atuais.

Liberal

O estilo liberal de liderança, ou do francês laissez-faire, contempla o líder que delega para sua equipe as decisões, definir métodos de trabalho e metas, eximindo o controle sobre eles. Necessita de pessoas bem maduras e responsáveis, uma vez que o líder apenas delega ao time e não se torna presente ou intervém muito pouco nas decisões. Esse líder não coordena efetivamente as ações e rumos da equipe.

Esse estilo de liderança dá grande autonomia para a equipe, deixando cada um solto para desenvolver e atuar da sua própria maneira, motivando alguns membros que gostam desse tipo de autonomia.

Porém esse estilo de liderança pode atrapalhar muito o andamento da equipe e da empresa, pois sem coordenação e rumo, qualquer elemento desestabilizador pode fazer com que a equipe possa dispersar e não produzir. A qualidade pode ser um item afetado também devido à falta de padrões e definições que ficam a cargo da equipe resolver como deve seguir, bem como a missão e valores da empresa podem não se fixar na equipe liderada por um liberal, perdendo vantagens competitivas. O líder pode ser desrespeitado devido a sua ausência e falta de decisões presentes.

Podemos citar outros estilos que a psicologia reconhece que são a transacional e a transformacional:

Transacional

O líder transacional é focado nos objetivos, trabalhando com sua equipe de acordo com o desempenho, motivando-os através de recompensas ou aplicando punições. Atua com posições claras e objetivas, tratamento justo com a equipe, com grande troca entre líder e subordinado satisfazendo as necessidades de ambos (por isso o nome transacional, de transação).

Essa liderança pode atingir ótima produtividade, mantendo em equipes de longo prazo, a motivação necessária. Pode atingir ótima qualidade nas execução das tarefas, uma vez que o atingimento de meta é premissa para as recompensas.

Já um ponto que pode agravar esse tipo de liderança é a alta competitividade dentro da equipe, que pode gerar desmotivação em alguns membros, uma vez que o trabalho sobre recompensas e punições são para todos e nem sempre de forma igual. A alta pressão por resultados e imposição das regras do jogo pode ser um agravante também na motivação e desempenho na equipe.

Podemos encontrar esse tipo de gestão em empresas que atuam muito com a meritocracia como forma de chegar em objetivos e remunerar seus times, que é um método muito difundido no Brasil.

Transformacional

Esse estilo tem vários objetivos em mente, é orientado às pessoas e centrado na motivação do grupo. Líder focado no carisma, é inspirador, visionário e conduzem mudanças, influenciando através do exemplo. Pelo grande foco nas pessoas, tem grande ênfase em valores como ética, clareza na comunicação, empatia, respeito e feedback construtivo.

O líder transformacional é capaz de motivar e engajar sua equipe em prol de objetivos comuns, fazendo cada um dar mais de si, assim, alcançando ótimos resultados e com maior qualidade. Cria altos níveis de satisfação, pró atividade, inovação e criatividade na equipe. Atua muito bem em momentos de mudanças.

Porém, esse líder pode também ter visões distorcidas da realidade, conduzindo a equipe para objetivos errados, piorando resultados. Pode também diminuir a percepção de falhas, não corrigindo-as ou ignorando-as, levando também a erros de condução. Pode focar muito no exemplo para sua liderança e deixar com que a autopromoção excessiva atrapalhe.

Atualmente esse é um modelo muito frequente no ambiente organizacional, principalmente de empresas consideradas disruptivas e de alto crescimento, onde líderes engajam seus times para a construção de algo maior.

Dentro desses 5 estilos de liderança mostrados, podemos tomar por base que há várias formas de liderar pessoas e equipes, onde não há certo ou errado mas sim maneiras diferentes de executar. Como vivemos em um mundo de mudanças cada vez mais constantes e com desafios cada vez maiores, se faz a necessidade dos líderes serem cada vez mais completos e não atuando de maneira restrita diante da grande diversidade de pessoas e tarefas a serem cumpridas. Dessa forma, temos a teoria da Liderança Situacional que mostra que não há um único jeito de liderar, de influenciar as pessoas, mas que podemos usar mais de um estilo e maneira de liderar dependendo da situação em que estamos executando a tarefa de liderar. A teoria também leva em conta o perfil dos liderados, fazendo com que o líder ajuste sua maneira de conduzir com essas variáveis.

Considerações finais

A liderança exerce um papel fundamental dentro das organizações para chegar aos seus objetivos. Estudar e conhecer a fundo cada líder é essencial para que cada parte da organização funcione bem e consiga se estruturar a cada necessidade do ambiente e conhecer os estilos de liderança auxiliam na escolha de bons líderes.

Por outro lado, os líderes determinam suas atuações que não podem ser restritas a estilos bem definidos, se desenvolvendo para que o melhor seja sempre extraído de suas equipes, alinhando com a visão, missão e os valores da organização e com os interesses de cada indivíduo.

Referências bibliográficas

5 TIPOS DE LIDERANÇA QUE A PSICOLOGIA DOS GRUPOS APRESENTA. A mente é maravilhosa. Disponível em https://amenteemaravilhosa.com.br/5-tipos-de-lideranca-psicologia-grupos-apresenta/. Acessado em 27/06/2020

CONHECEÇA OS 10 PERFIS DE LIDERANÇA MAIS COMUNS. Administradores.com. Disponível em https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns. Acessado em 27/06/2020.

ESTILOS DE LIDERANÇA: TIPOS DE LÍDERES DA ATUALIDADE. Rh Portal. Disponível em https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/lideranca/. Acessado em 27/06/2020

FERREIRA, V. et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

GUERRA, R.; TARTAROTTI, S.; CARMARGO, M.LIDERANÇA TRANSACIONAL E TRANSFORMACIONAL, REAT, Caxias do Sul, 12, 6, 1482-1502, junho, 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (362.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com