Gestão de Pessoas
Por: actcristina • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 543 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
Com o filme “Tempos Modernos”, podemos observar que naquela época o funcionário não era tratado como um bem de valor e sim como um “capataz”. As organizações não se importavam com o bem estar de seus funcionários, suas necessidades, sua saúde física e mental, sua qualificação profissional e muito menos com sua satisfação pessoal e profissional. Os funcionários eram vistos como “escravos” que tinham que produzir cada vez mais sem ter direito algum, apenas trabalhavam muito em condições deploráveis e com recompensas muito baixa.
O filme retrata o modo de vida após a crise, também conhecida com “A Grande Depressão” de 1929, onde pessoas que tinham um padrão alto de vida passaram a ser muito pobres da noite para o dia. Como consequência o número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
Desde o inicio da era industrial as pessoas passam uma boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações com um objetivo de melhoria de vida, organizações essas que também dependem dos esforços e dedicação dos funcionários para poderem funcionar, crescer e alcançarem o sucesso desejado.
Dentro da Moderna Gestão de Pessoas, a organização vê o funcionário como parceiro da empresa, investe em treinamentos desenvolvendo conhecimento e habilidades. Assim as pessoas tendem a dar o melhor de si, sente-se motivadas a fazer com que a organização atinja seus objetivos trazendo competitividades e sucesso para negócios.
Através de processos básicos como recrutamento de pessoas, orientação sobre o trabalho a desempenhar, recompensas (aumento salários, benefícios), capacitação, desenvolvimento de pessoas e carreiras, processo de manter pessoas na organização, controlar e acompanhar atividades desenvolvidas. Podemos observar que nos dias de hoje as empresas procuram cada vez mais melhorias institucionais internas, desenvolvendo projetos para melhorias de Recursos Humanos, que consequentemente agregam valores também para a vida pessoal do colaborador/família.
A Moderna Gestão de Pessoas tem sido fatores de sucesso e mudança dentro das organizações, pois empresas que não mudam a tendência e fracassar e serem extintas. Por isso, que de fato o papel da Moderna Gestão de Pessoas, vem tendo cada vez mais um maior destaque nas organizações, deixando de ser um simples departamento de contratações e preocupação de qualidade de vida dos seus colaboradores, para ser a principal ferramenta estratégica, para atingir os objetivos, visando crescimento da organização.
Hoje em dia, com um mercado tão competitivo, e com a velocidade em que ocorrem as mudanças, fica cada vez mais difícil surgirem oportunidades em meio à concorrência. E para não perde essas oportunidades, é preciso que as organizações estejam capacitadas e preparadas, com colaboradores comprometidos, focados em resultados, capacitados, resistentes á pressão e com habilidades de relacionamentos, para enfrentar esse mercado tão competitivo.
Para enfrentar tamanha concorrência, a Moderna Gestão de Pessoas, deve ser estratégica com os potenciais das organizações, através de uma gestão por competências e de conhecimento, já que hoje é o grande diferencial competitivo das organizações.
Assim, as organizações possuem capacidade de mudar, sem medo de enfrentar novos
...