Gestão de Recursos Humanos
Por: Ana Formentão • 24/3/2020 • Artigo • 920 Palavras (4 Páginas) • 166 Visualizações
Introdução
Gestão de recursos humanos e gestão de pessoas é a aplicação de um conjunto de conhecimentos, no gerenciamento dos seus funcionários e dos seus contratantes. A área de gestão de recursos humanos é única e fundamental para o funcionamento saudável e para uma melhor relação entre eles.
A sua missão principal é a intermediação de seus funcionários com a empresa, fazendo com que ambos fiquem satisfeitos e atingem suas expectativas e atitudes em relação ao trabalho.
A sua importância é fundamental para qualquer empresa. Ela tem a capacidade de oferecer qualidade aos seus colaboradores, escolher entre as melhores opções para os mesmos, além de todo processo de seleção e relacionamento, afinal, é a responsável pelo desenvolvimento da empresa. Cada ação, atitude e decisão é o caminho para uma empresa realizada e bem reconhecida.
Desenvolvimento
Podemos dizer que ultimamente a gestão de recursos humanos evoluiu bastante, e ampliou, e muito, os direitos sociais no Brasil. Esses próprios direitos vão se transformando em respeito pelo colaborador e gestor. Não se dá mais para falar em recursos humanos sem pensar na relação amigável entre empregado e contratante, em uma boa conversa para assim chegar a uma melhor conclusão. O gerenciamento de Recursos Humanos, mais conhecido como “RH”, tem a função de negociação, cuidado e organização na empresa.
Na era da globalização, as organizações estão se tornando completamente competitivas, inovadoras e produtivas, e é nessa questão que é fundamental uma boa gestão de recursos humanos, assim preparando a sua equipe de colaboradores para sempre seguirem juntos e trazendo melhor resultado.
O papel do RH é evoluir nas organizações, agir como parceiro e sempre pensar no melhor para a sua organização, além de atuar como principal parceiro para estimular situações e motivar seus funcionários. Deve ser proativo, eficiente e sempre tomar atitudes adequadas na hora certa, para que não traga prejuízos e desmotivações. Já dizia ULRICH:
Os profissionais da área se tornam parceiros estratégicos quando participam do processo de definição da estratégia empresarial, quando fazem perguntas que convertem a estratégia em ação e quando concebem práticas de RH que se ajustam à estratégia empresarial. Como parceiros estratégicos, os profissionais de RH devem ser capazes de identificar as práticas que fazem com que a estratégia aconteça (2003, p. 43).
É indispensável uma gestão com excelentes profissionais, qualificados e dispostos a crescer ainda mais, afinal, o profissional é uma ferramenta essencial para o bom desenvolvimento dentro de qualquer setor na empresa. Para exercer sua função de maneira mais eficiente, ele precisa conhecer e entender adequadamente o seu setor e o mercado em que atua.
Os profissionais da área se tornam parceiros estratégicos quando participam do processo de definição da estratégia empresarial, quando fazem perguntas que convertem a estratégia em ação e quando concebem práticas de RH que se ajustam à estratégia empresarial. Como parceiros estratégicos, os profissionais de RH devem ser capazes de identificar as práticas que fazem com que a estratégia aconteça (ULRICH, 2003, p. 43).
O foco na administração e no RH está também na qualidade das organizações, tanto interna, quanto externa, sempre havendo satisfação
...