Gestão de Recursos Humanos
Por: nuldle • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 837 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
RECURSOS HUMANOS
ANGELICA DIAS DE LARA
BANCO HSBC
[pic 3]
Varzea Grande
2014
ANGELICA DIAS DE LARA
BANCO HSBC
Trabalho apresentado ao Curso Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ;Sistema de Informação; Ética, Politica e Sociedade; Econômia e Modelo de Gestão.
Prof. Henry T. Nonaka; Marcia Bastos; Joenice L. Santos e Mônica Maria Silva.
Varzea Grande
2014
SUMÁRIO
1.Introdução....................................................................................01
2.Desenvolvimento.......................................................................02
3.Consideraçãofinal........................................................03
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como o objetivo descrever quais são os métodos e as politicas aplicadas pela a administração de um banco espionar seus funcionários, a empresa decide registrar a rotina e a vida pessoal de seus trabalhadores essa violação foi parar no tribunal onde foi condenado a pagar uma endenização no valor de 67,5 milhões por danos morais e coletivos.O banco agiu com falta de ética pois nada justifica inflingir a vida intima de seus colaboradores. Iremos falar o porque o banco foi condenado a pagar uma indenização por contratar uma empresa privada para espionar seus colaboradores até mesmo pela cidade com disfarces de entregador de flores e de pesquisador. E os motivos que levou a empresa a tomar tal decisão.Podemos perceber o banco não tomou a melhor decisão então vamos sugerir também uma outra decisão que poderia ser tomada e talves até mudar o rumo dessa história.
DESENVOLVIMENTO
A condenação do Banco HSBC de pagar uma indenização de R$67.500.000,00 aconteceu devido a uma espionagem há 152 colaboradores do banco entre os anos de 1999 à 2003, a decisão do juiz Felipe Calvet da 8º vara do trabalho de Curitiba e foi divulgada pelo ministro publico do trabalho do Paraná (MPT-PR) a ação civil pública foi ajuizada pelo MPT-PR que recebeu a denuncia da federação dos trabalhadores em empresas de crédito do estado do Paraná, e do sindicato dos empregados em estabelecimentos bancários de Curitiba e região; Na sociedade em vivemos onde a tecnologia e a informação está presente em tudo fica tudo bem fácil, na vida pessoal e também nas empresas.A tecnologia o conhecimento e a informação facilita a vida de uma empresa e ela pode ser usada de farias maneiras pra nos ajudar e também para nos prejudicar.Com informação de sobre seus colaboradores como horário de saída e de chegada em casa, informações até mesmo sobre seus familiares o banco começou uma investigação.Devido ao alto numero de trabalhadores afastados por motivos de saúde, a instituição financeira contratou uma empresa de inteligência empresarial para realizar investigação privada em vários estados brasileiros. O banco não teve o menor respeito com as regras que orienta as pessoas a terem um comportamento que corresponde adequadamente dentro de uma sociedade, com o objetivo de dar limites, valorizar e dar respeito ao individuo e suas relações. Um grrupo social esteja ele inserido em qualquer tipo de organização, deve se resgurdar-se e valer-se da ética para marter as relações saudaveis.A ética no trabalho é uma pratica que deveria ser adotada normalmente por todos, já que o comportamento inaceitável mexem e ferem as pessoas prejudicando direta e indiretamente. A empresa não entendeu a relação homem x mercado de trabalho e sem pensar muito nisso cometeu uma falta grave que a comprometeu rapidamente nesse contexto. Os colaboradores eram seguidos e abordados com disfarce e tiveram até os lixos revirados e as casas filmadas. Podemos analisar que a falta de comprometimento do banco com seus colaboradores é grande na forma de liderar seus colaboradores.
...