Gestão de Recursos Humanos
Por: spilunka • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Silvana Aparecida de Assis Barbosa – RGM - 14124971
QUANTO VALE A COMPETÊNCIA
Trabalho desenvolvido para a disciplina Remuneração Estratégica, como parte da avaliação referente ao curso Gestão de Recursos Humanos
Prof. Tutor Helio Omura
SÃO CARLOS
2015
Quanto vale a competência?
Primeiramente devemos ter em mente o que vem a ser Competência? Nada mais é do que conhecimento, habilidades e atitudes comportamentais que o individuo possui. O conhecimento está relacionado com a formação acadêmica, o conhecimento teórico, habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento, e a atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas.
A realidade organizacional mostra que um profissional bem qualificado deve não apenas deter o conhecimento técnico, mas também saber lidar com o lado comportamental. Pois o funcionário vivencia diariamente situações que exigem dele a administração das emoções para solucionar diversos problemas, seja junto ao gestor, ao colega de trabalho ou mesmo o cliente.
Esse assunto tem sido muito argumentado nos últimos anos, as empresas têm aumentado o número de pedidos de preenchimento de vaga partindo desse principio.
A competência pode valer muito, em termos de crescimento profissional, pessoal, crescimento organizacional, salarial e devem estar ligadas diretamente as competências organizacionais. Essas competências podem ser definidas por nível hierárquico, a que sirva para todos que compõe a empresa, relacionada diretamente ao objetivo da organização e para cada área da empresa.
O modelo de competência por remuneração incentiva os funcionários a se superarem, a desenvolverem novas competências, atitudes e muitas vezes até mudança de comportamentos, visando também à valorização deste profissional, seja na questão salarial, na mudança de cargo, no comportamento, entre outras, contribuindo para o crescimento e sucesso da organização, tendo sempre em mente que essas competências adquiridas jamais serão perdidas, inclusive, poderá ser aproveitada em um novo emprego.
Afinal o valor da competência é variável, pois dependerá do esforço e desenvolvimento de cada individuo, da vontade de contribuição, das iniciativas e de se adaptar a nova realidade da empresa. Quanto maior o esforço, maior será a recompensa.
Referências
Remuneração Estratégica, Unidade II - Componentes do sistema de remuneração estratégica I – Material Teórico Gestão de Recursos Humanos
http://www.gestaoporcompetencias.com.br/artigo-recursos-humanos/o-que-e-a-gestao-por-competencias-e-como-ela-pode-influenciar-no-atendimento-ao-publico/
...