Gestão de Turnover e absenteísmo no setor Sucroalcooleiro
Por: Cristiano_alves • 14/5/2018 • Artigo • 4.640 Palavras (19 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 2]
[pic 3]
CRISTIANO ALVES COELHO
GESTÃO DE TURNOVER E ABSENTEÍSMO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO
[pic 4][pic 5]
Dourados-MS
2015
[pic 6]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 7]
[pic 8]
CRISTIANO ALVES COELHO – RGM 722. 654
GESTÃO DE TURNOVER E ABSENTEÍSMO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO
Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, MBA Executivo em Administração com Ênfase em Recursos Humanos, da UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados, sob a orientação do Professor Me. Adm. Valdir da Costa Pereira.
[pic 9]
Dourados-MS
2015
FICHA CATALOGRÁFICA
Gestão de Turnover e absenteísmo no setor sucroalcooleiro. Dourados: UNIGRAN, 2015.
Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Gradação Lato Sensu, MBA Executivo em Administração com Ênfase em Recursos Humanos, apresentado à Coordenação de Pós-Graduação – UNIGRAN.
Orientador: Prof. Adm. Valdir da Costa Pereira.
[pic 10]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 11]
[pic 12]
CRISTIANO ALVES COELHO
GESTÃO DE TURNOVER E ABSENTEÍSMO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO
Aprovado em: _____/_____/_________
Orientador: Prof. Adm. Valdir da Costa Pereira
___________________________
Denis D’Amato De Dea
Coordenador de Pós-Graduação
[pic 13][pic 14]
[pic 15]
GESTÃO DE TURNOVER E ABSENTEíSMO NO SETOR SUCROAlCOOLEIRO*
Cristiano Alves Coelho * 1
Valdir da Costa Pereira ** 2
Resumo: Os índices de rotatividade de pessoal e absenteísmo são muito utilizados dentro do ambiente organizacional. Portanto, é relevante para a organização conseguir diminuir o alto índice de absenteísmo e isso poderá ser feito através de programas de controle da ausência, onde os funcionários assíduos são recompensados com prêmios. A rotatividade enquanto fator de relevância na gestão de pessoas e na administração como um todo, pode ser demonstrado através de índices percentuais que indicam as admissões e desligamentos em relação ao número ativo de pessoal que faz parte da empresa num determinado período. Para o desenvolvimento desta revisão bibliográfica foram estudados e citados diversos autores que abordam sobre o tema.
PALAVRAS CHAVES: Absenteísmo, Turnover, Qualidade de vida no trabalho.
ABSTRACT: The staff turnover rates and absenteeism are widely used within the organizational environment. Therefore, it is relevant to the organization manage to lower the high rate of absenteeism and this could be done through lack of control programs, where assiduous employees are rewarded with prizes. Turnover as relevant factor in people management and administration as a whole, can be demonstrated by percentage rates that indicate admissions and dismissals in relation to the active number of staff who is part of the company in a given period. For the development of this literature review were studied and cited several authors that address on the topic.
KEY WORDS: Absenteeism, turnover, quality of life at work.
_____________________________
*Artigo apresentado como trabalho de conclusão do curso de MBA Executivo em Administração com ênfase em Recursos Humanos – UNIGRAN, sob orientação do Prof. Me. Valdir da Costa Pereira.
* 1 Pós Graduando do curso de MBA Executivo em Administração com ênfase em Recursos Humanos da UNIGRAN / Pólo de Ivinhema - MS. E-Mail: Cristiano_alves_coelho@hotmail.com
** 2 Administrador de Empresas e Professor Mestre na área de Produção e Gestão Agroindustrial E-Mail: vpereira@unigran.br
[pic 16]
INTRODUÇÃO
A cana-de-açúcar (Saccharum spp.), está entre as culturas mais importantes do agronegócio brasileiro, pois ela é uma das opções de matéria prima gerada de fontes renováveis para a produção de combustível e energia elétrica com uma importante característica de redução de impacto ao meio ambiente devido o aquecimento global e ameniza o impacto da escassez dos combustíveis fósseis. Os estudos para substituição do petróleo pelo etanol extraído a partir da cana-de-açúcar foram iniciados há quase um século no Brasil. E a partir de 2003, o setor sucroalcooleiro ganhou novo impulso com o aumento da demanda de etanol provocada pela fabricação de carros flex-fuel. O aumento progressivo da demanda fez o setor sucroalcooleiro atrair investimentos nacionais e internacionais (FICARELLI; RIBEIRO, 2010).
O Brasil é hoje o maior e mais eficiente produtor mundial de açúcar e etanol derivados da cana-de-açúcar, e o maior exportador desses produtos. Isso foi possível devido aos investimentos em pesquisas para o desenvolvimento de variedades mais produtivas; a processos industriais mais eficientes; à imensa disponibilidade de terras aráveis; e ao fato favorável do país estar localizado quase todo em regiões tropicais e chuvosas, o que oferecem excelentes condições à cultura da cana-de-açúcar (SHIKIDA; AZEVEDO; VIAN, 2011).
...